12 dicas de marketing imobiliário que aprendemos no Conecta Imobi


Tempo de Leitura: 8 minutos
Em setembro, o grupo Zap realizou a 5ª edição do Conecta Imobi. O evento reuniu milhares de profissionais do setor imobiliário em palestras sobre tecnologia, negócios, inovação e marketing imobiliário. No evento se falou não somente sobre as mudanças ocorridas no setor, como também como elas afetam o dia a dia das empresas. Além disso, falou-se muito também sobre a importância do marketing digital no mercado atual.

Mudança no mercado

No nosso blog estamos sempre falando sobre como o meio digital se tornou cada vez mais essencial no mercado imobiliário. Por isso, as imobiliárias e corretores estão entendendo, cada vez mais, que o primeiro contato dos clientes com os imóveis está sendo pela internet. Seja ou pelas redes sociais, pelos portais de imóveis ou diretamente pelo site do seu negócio, a probabilidade do cliente em potencial só visitar seu imóvel depois de vê-lo na internet é enorme e uma realidade que se apresenta em pesquisas recentes.

Dicas valiosas que aprendemos no Conecta Imobi

Então, com cada vez mais competição dentro do meio digital, é preciso se destacar. Neste sentido, mostram-se necessárias táticas de marketing digital eficientes. No Conecta Imob, Mariana Ferronato, diretora de marketing do grupo Zap e organizadora do evento, falou sobre estas táticas e deu dicas valiosas sobre como se destacar no ambiente online dentro do mercado imobiliário. Então, vamos listar algumas dicas que recebemos no Conecta Imobi e que nos chamaram atenção.

1. Nos portais, aposte em descrições realistas 

Em um cenário extremamente competitivo, estar no topo dos portais é extremamente valioso - e essencial. Então, como forma de se destacar neles, Ferronato estimula, principalmente, a transparência. Em resumo: não omita fatos sobre seus imóveis (e muito menos invente informações). Coloque o endereço completo, uma descrição detalhada, imagens que realmente correspondam à realidade do imóvel e não deixe de atualizar o cadastro dos imóveis. São atitudes simples que devem melhorar seu desempenho nos portais.

2. Em seu site, mantenha sua página inicial simples 

Ter um site é essencial para uma imobiliária ou corretor de imóveis que deseja se destacar no meio digital. Contudo, além de ter um site, é importante mantê-lo com atenção e cuidado. Evite colocar elementos demais na mesma página - especialmente na inicial. Pode parecer tentador colocar o máximo de informação possível na página inicial de seu site, mas essa provavelmente não é a melhor ideia. Em suma, foque em um página inicial simples, centrada na busca de imóveis e que redirecione os usuários dentro de seu portfólio de imóveis.

3. Evite elementos fixos sobrepostos

Ter elementos sobrepostos, como chamadas para promoções, ou para materiais de conteúdos que você produziu, não é uma boa ideia. De novo, Ferronato reafirma a importância de um visual “clean” (ou seja, limpo) para seu site. É importante que o usuário consiga encontrar o que está procurando.

4. Não deixe o cliente confuso

Não só os elementos sobrepostos confundem o usuário e possível cliente, como também elementos e textos de duplo sentido. Nesses casos, o cliente pode ficar perdido e "desistir" do seu site. Certifique-se que os textos estão passando a mensagem que você deseja, sem abrir margem para dúvidas.

5. Aposte em vídeos na vertical

Hoje, os vídeos são uma forma espetacular de chamar atenção para o seu negócio. Contudo, além de simplesmente produzi-los, Mariana Ferronato nos trouxe, no Conecta Imobi algumas dicas de como dar destaque a eles. Os vídeos na vertical estão ganhando cada vez mais espaço e relevância - até mesmo a Netflix começou a investir em trailers na vertical para seu aplicativo. O fato é que a grande maioria dos usuários utiliza a internet no celular, até mesmo quando pesquisando imóveis. Vídeos na vertical são amigáveis para plataformas móveis e devem chamar mais atenção de seus usuários.

6. Mostre sua marca no início dos vídeos

Uma dica dada por Ferronato é mostrar o logo de sua empresa logo no início do vídeo. A ideia é engajar o telespectador com a sua marca (mesmo que ele não termine de ver o vídeo). Considerando a competitividade dentro do mercado, mostrar a marca é uma boa práticas de marketing imobiliário. É uma dica simples mas que pode trazer resultados positivos para sua empresa.

7. Utilize vídeos em todas as redes sociais 

Além da produção dos vídeos, devemos pensar na sua distribuição. Invista em vídeos nas redes sociais. No instagram além de poder postar vídeos na sua linha do tempo, é possível criar conteúdo interessante (e na vertical) nos seus stories. Para ela, vale a pena também investir em vídeos como imagens de capa no Facebook. Além de dar um ar moderno a sua página, eles também são uma forma de engajar o público com mais informações (mais dinâmicas) através do Facebook.

8. Use o Google Analytics a seu favor

Dentro do marketing digital existem ferramentas que vão te auxiliar a se organizar e obter melhores resultados. No Conecta Imobi, Mariana também falou sobre estas ferramentas. O Google Analytics é uma mão na roda quando pensamos em organização, tanto de sites como de blogs por exemplo. Aprender como usá-la vai fazer com que você possa programar postagens, ou até mesmo campanhas de e-mail marketing com mais eficiência. Através dele você também pode repensar suas práticas de atendimento aos clientes. Observar os horários com mais movimento em seu site pode ser uma boa forma de definir em que horários você deve entrar em contato com os clientes.

9. Conheça as tendências dos seus clientes na internet 

O Google Trends é uma ferramenta que vai te ajudar a entender o caminho que os usuários percorrem na internet. Com ele você vai saber que palavras escolher no seu site para conseguir mais movimento. Um exemplo dado no evento é: com o Google Trends. Através dele você pode descobrir se a palavra quarto é mais pesquisada que a palavra dormitório ou vice versa, por exemplo.

10. Entenda seus seguidores nas redes sociais

No Facebook, a ferramenta Audience Insights vai te dar dicas de como se comunicar com seus clientes. Ele vai trazer dados demográficos e de uso dos seus clientes, além de como eles reagem às suas postagens. Além disso, no Instagram também é possível monitorar os dados demográficos e ter noção do comportamento de seus usuários. Por isso, utilize essas ferramentas para aprimorar seu planejamento nas redes sociais.

11. Use emojis - mas com moderação

Falar o que precisa ser dito de forma eficiente e direta é uma qualidade apreciada pelos compradores e válida em todas as formas de marketing imobiliário. Por isso, existem algumas práticas que podem ajudar nisso. Emojis são uma boa forma de se comunicar ‘economizando’ palavras. Usá-los pode ser uma boa forma de passar a mensagem sem ter que dizer muito. Além disso, eles estão se tornando cada vez mais populares e portanto amigáveis ao público. Contudo, cuide para não exagerar nos emojis. Bom senso é essencial na hora de usá-los. Exagerar no seu uso pode comprometer a imagem do seu negócio, fazendo-o parecer ‘pouco profissional’

12. Esteja presente em todas as fases da compra

Essa é a última dica que vamos trazer da fala de Mariana Ferronato no Conecta Imobi. Acompanhar o cliente em todas as fases do processo de compra é a melhor forma de fechar um negócio. Quanto mais cedo você entrar em contato com o cliente, mais ‘próxima’ será sua relação com ele e, assim, mais confiança ele vai sentir em fechar negócio com você. Portanto, garanta que ele será bem atendido desde o início e você verá que ele confiará em você em pouco tempo. Lembrando que não basta acompanhá-lo, você precisa causar uma boa impressão no cliente com um atendimento de qualidade.

Aprimore seu marketing digital

Então, podemos dizer que o Conecta Imobi nos trouxe aprendizados muito valorosos. Isso porque todas estas dicas vieram de uma profissional experiente e que conhece o mercado imobiliário. Em conclusão, seguindo estas dicas e planejando suas ações com cuidado, você verá uma melhora em sua presença online. A fim de aprimorar ainda mais seu posicionamento online, você pode acessar nosso ebook “Posicionamento online no mercado imobiliário”, onde você vai encontrar ainda mais dicas sobre marketing digital no mercado imobiliário. [activecampaign form=363] O importante é se planejar, e aplicar o que foi planejado. O marketing imobiliário não pode mais ser dissociado do meio digital, e se destacar nele é um desafio cada vez maior. Por isso, com um bom posicionamento online você consegue esse destaque e melhora suas vendas.

Relacionados