Os direitos do inquilino na locação de imóveis

Não é incomum encontrar pessoas que tiveram experiências negativas com o aluguel de um imóvel. Pior ainda, quando alguém tem uma experiência frustrante, ela certamente irá contar essa experiência para seus conhecidos, manchando a imagem do corretor e imobiliária envolvidos. Nesse post vamos falar sobre como entender os direitos do inquilino é uma boa forma de contornar essas vivências ruins. 

Proprietários e inquilinos possuem seus próprios interesses e a imobiliária (e corretor) acabam presos na nada fácil tarefa de balancear eles. A Lei do inquilinato existe para ajudar a imobiliária nessa tarefa. Ela ajuda a deixar os contratos de locação mais transparente e assegurados para todas as partes, protegendo os direitos do inquilino.

Direitos do Inquilino de imóveis privados

1. Vistoria

O proprietário é obrigado a entregar o imóvel em condições de uso e para isso existe a vistoria. Ela é feita pela imobiliária e entregue ao inquilino para sua conferência.

Esta vistoria deve ser documentada (preferencialmente com fotos) e deve ser descritiva, apontando as características do imóvel. Isso envolve qualquer defeito que houver de estrutura: elétrica, hidráulico e afins. Também deve conter as chaves que serão disponibilizadas, controle da garagem (se houver) e uma relação dos móveis que serão deixados (se houver, também).

O inquilino deve, obrigatoriamente, conferir tudo e apontar eventuais informações que não estão corretas ou não foram colocadas nesta vistoria. Este documento deve ser assinado somente depois que ambos estiverem de acordo com tudo, ficando o inquilino ciente do acordo – incluindo eventuais ajustes e reformas após a sua entrada no imóvel.

É de responsabilidade do proprietário responder por danos anteriores à locação. Em contrapartida, é de responsabilidade do inquilino entregar o imóvel nas mesmas condições de uso, salvo se outra negociação for acordada e registrada previamente entre proprietário e inquilino.

Caso sejam necessários pequenos consertos durante o contrato de locação, o proprietário pode ou arcar com as despesas ou descontar do aluguel os valores gastos pelo inquilino.

2. Despesas extras de Condomínio

Por lei, o inquilino deve pagar todas as despesas ordinárias de condomínio. Isso inclui: (a) Luz e água, (b) Portaria, se houver, (c) Limpeza e conservação das áreas comuns, (d) Manutenção e instalação dos equipamentos de uso comum e (e) Reposição do fundo de reserva deste tipo de despesas.

Por outro lado, nos direitos do inquilino está incluída a responsabilidade por parte do proprietário em arcar com as despesas extras. Isso é: reformas estruturais do prédio, pintura e iluminação externa, reparo de interfones e alarmes, constituição do fundo de reserva, decoração, paisagismo da área comum e reposição das condições de uso do prédio/casa após um acidente, por exemplo.

3. Preferência de Compra

Outro ponto que causa muito dor de cabeça para inquilinos é quando o imóvel é vendido durante o período de locação.

O proprietário tem o direito de vender o imóvel a qualquer momento, mas, nesse caso, o inquilino deve ser avisado em primeiro lugar sobre o interesse de venda. Além disso, ele também deve possuir preferência de compra.

Para garantir a preferência, o inquilino deve se manifestar em até 30 dias após ser comunicado acerca da venda. E isso independe do interesse ser formalizado por escrito ou não. Caso ele não se manifeste neste período, automaticamente ele estará abrindo mão da preferência de compra.

Se o imóvel for vendido e o novo proprietário desejar retirar o imóvel da locação ele deverá dar um prazo de até 90 dias para o inquilino sair.

4. Indenizações por benfeitoria

Está entre os direitos do inquilino executar melhorias no imóvel. Essas melhorias podem se mostrar necessárias devido à algumas necessidades ao longo do contrato de locação.

Dessas, duas podem ser indenizadas e estão asseguradas pela lei. A primeira diz respeito às melhorias necessárias. Alguns exemplos são: trocar um telhado, consertar vazamentos, etc. Tudo que for necessário a viver no imóvel poderá ser feito sem autorização do proprietário e o inquilino deve ser indenizado.

As benfeitorias úteis são a segunda. Elas são aquelas que melhoram as condições do imóvel, como cortinas novas, mudar portas, etc. Estas devem ser negociadas previamente e serão indenizadas caso seja de acordo do proprietário.

Outras benfeitorias, assim como as anteriores, devem estar especificadas em contrato ou adendos, com assinatura das partes envolvidas.

5. Prazo e rescisão de contrato

O padrão mais usado é ter um contrato de locação de 3 anos. Ele pode ser automaticamente prorrogado (em alguns casos mediante reapresentação de documentos), sendo que o inquilino pode entregar o imóvel sem multa após um ano. Caso o inquilino queria entregar antes deste prazo, deverá pagar multa estipulada em contrato (varia conforme a imobiliária).

O despejo só poderá ocorrer caso haja quebra de contrato, como inadimplência ou mau uso do imóvel.

6. Taxas Administrativas

É de responsabilidade do proprietário pagar as taxas de administração e intermediação da imobiliária (se houver), impostos e seguro contra incêndio – a menos que fique acordado o contrário no contrato. O inquilino precisa arcar com despesas de fiador/seguro fiança.

Estes são alguns pontos importantes que constam na lei do inquilinato e/ou nos acordos contratuais e asseguram os direitos do inquilino. Além disso, o inquilino tem o dever de pagar o aluguel, IPTU e condomínio em dia, zelar pelo imóvel, respeitar as regras de condomínio, reparar danos provocados por ele, entre outros.

Além disso, também deve-se observar mais informações sobre rescisão de contrato de aluguel, seguro fiança, vistoria, reajuste de aluguel e elaboração do contrato de aluguel. Para isso é bom que você confira a lei do inquilinato e evite complicações.

Direitos do inquilino de imóvel comercial

Para locações de imóveis comerciais, o inquilino poderá renovar o contrato desde que: ele tenha sido feito por escrito; possua um prazo determinado de no mínimo 5 anos; o inquilino já esteja no imóvel por pelo menos 3 anos.

Está dentro do direito do locador de imóvel comercial a não obrigatoriedade de renovação, conforme o Art. 52. Da lei 8245/91, caso:

I – por determinação do Poder Público, tiver que realizar no imóvel obras que importarem na sua radical transformação; ou para fazer modificações de tal natureza que aumente o valor do negócio ou da propriedade;
II – o imóvel vier a ser utilizado por ele próprio ou para transferência de fundo de comércio existente há mais de um ano, sendo detentor da maioria do capital o locador, seu cônjuge, ascendente ou descendente.

Assim como no imóvel privado, é direito do locador do imóvel comercial receber o imóvel em perfeitas condições de uso. E isso diz respeito, é claro, à vistoria descritiva. Novamente, ele deverá checar e apontar as questões que não estão de acordo.

O inquilino deve pagar todas as obrigações, como aluguel, condomínio, etc. Contudo, o proprietário deve ter o alvará do ponto comercial para que a locação possa ser feita.

Possíveis ressarcimentos

Já no caso das benfeitorias, onde muitos comerciantes precisam fazer reformas internas para ajustar o ponto comercial às suas necessidades do negócio, pode haver ressarcimento. Para isso, é preciso comprovar o seu uso, ou seja, se elas são realmente necessárias ao bom funcionamento do negócio. Por exemplo: quando se trata de um restaurante que precisa adequar a cozinha às normas da vigilância sanitária.

No caso de outros tipos de reformas, precisa haver um acordo em contrato sobre formas de ressarcimento.

O importante é o inquilino saber que tem muitos direitos assegurados por lei. Também cabe à imobiliária/corretores saberem de todos os pontos desta lei. Assim, a negociação será feita de forma clara, transparente e danos futuros serão evitados.00

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.