Imóveis Comerciais: tudo que você precisa saber

Imagem ilustrativa de imóveis comerciais.

Ao trabalhar com o mercado imobiliário, é muito comum que corretores, tanto autônomos como contratados por imobiliária, tenham certa dificuldade em realizar negócios com imóveis comerciais.

Isso porque esse tipo de imóvel possui uma complexidade elevada se comparado com demais propriedades, como as residenciais. Por conta disso, é comum que corretores acabem se especializando nesse tipo de imóvel.

Além disso, eles podem se tornar muito lucrativos para sua imobiliária se você possui eles em sua carteira de imóveis.

Por isso, além de lhe explicar tudo que você precisa saber sobre esse tipo de negócio, como o que é um imóvel comercial, qual a legislação acerca dessas propriedades, também separamos para você 3 dicas para lhe ajudar a negociar esses imóveis.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é um imóvel comercial?

Esse tipo de imóvel refere-se a todas as propriedades destinadas a oferecer estrutura para atividades econômicas, como lojas, hotéis, armazéns, entre outros.

Tais propriedades podem variar muito, indo de salas até mesmo casas, por isso é importante saber quais tipos de imóveis comerciais mais comuns, para saber como negociá-los em sua empresa imobiliária.

Entre essas variações de imóveis, podemos citar:

Lojas

Imagem ilustrativa de um imóvel comercial, sendo representada por uma loja na rua, com uma mulher na frente do prédio.

Sendo um dos tipos mais comuns de imóveis comerciais, presentes em diversos lugares como ruas, galerias e shoppings. Esse tipo de imóvel é a primeira opção para empresários que pretendem vender produtos.

Salas comerciais

Imagem ilustrativa de uma sala comercial.

Normalmente encontrado em prédios comerciais, que contém várias salas, sendo muito comum setores profissionais diferentes em um mesmo prédio.

Essas salas são utilizadas muito por profissionais autônomos, servindo de consultório, escritórios particulares, ou também por pequenas empresas que possuem equipes reduzidas que não necessitam de um espaço grande.

Andar corrido

Imagem ilustrativa de um escritório em um andar corrido.

Como o nome sugere, é basicamente um andar inteiro, sendo muito procurado por empresas maiores, que necessitam de mais espaço. 

Por muitas vezes, esse andar é acordado entre empresa e construtora antes da construção do prédio, e essa empresa passa a utilizar o espaço. Essa prática é muito comum no mercado imobiliário, chamada de Built to Suit.

Depósito

Imagem ilustrativa de um prédio comercial no estilo armazém.

São imóveis com uma grande estrutura para, basicamente, estocar produtos e materiais. 

É indispensável para empresas do ramo como exportadores, importadores, atacadistas e demais negócios que necessitam armazenar itens, como materiais de construção, por exemplo.

Casas comerciais

Imagem ilustrativa de várias casas comerciais em fileira.

Por fim, existem as casas comerciais, que têm toda a estrutura de uma residência, como cozinha, que normalmente se transforma em refeitório para os colaboradores, e os quartos se transformam em salas para diferentes equipes ou setores.

Por se tratarem de propriedades mais complexas, esses imóveis necessitam de uma atenção a mais para serem negociados, por isso separamos três dicas para você.

3 dicas de como negociar imóveis comerciais

A negociação desse tipo imóvel  pode variar muito em comparação a outros tipos, desde o atendimento do cliente, até mesmo na burocracia envolvida, além disso a comissão para vendas dessas propriedades é diferente.

1. Fique atento à fatores que valorizam um imóvel

É importante estar atento a diversos fatores que podem valorizar o imóvel na hora que for negociar essas propriedades. Um em especial para levar-se em consideração com imóveis comerciais é a sua localização.

Pois, deve-se pensar que imóvel com finalidades comerciais devem estar bem localizados, sendo de fácil acesso tanto para os funcionários da empresa, como para seus clientes.

Outro ponto que deve-se prestar atenção em relação à localização é na conexão com a internet da região, pois cada vez mais os negócios possuem lojas ou atendimento online, assim, é necessário que possuam uma boa conexão disponível.

2. Foque no negócio do cliente

Essa etapa pode gerar muitas dúvidas àqueles profissionais que estão apenas acostumados a vender imóveis residenciais. Isso porque ao negociar uma casa ou apartamento residencial é necessário estar atento às necessidades individuais do cliente.

Nesse caso é diferente, é preciso entender qual o tipo de negócio do seu cliente, qual seu segmento e público-alvo

Por exemplo, se for um varejo, é necessário que haja um espaço para circular, assim como estar em uma região mais movimentada.

Isso é essencial para conseguir proporcionar um imóvel que vai atender às necessidades do negócio de seu cliente, ou seja, a negociação desse tipo de propriedade se torna mais impessoal.

3. Tenha atenção às questões burocráticas

Por fim, mas não menos importante, é indispensável estar atento às questões burocráticas que circulam acerca da negociação do imóvel, especialmente por se tratar de um imóvel comercial, que necessita de muitos documentos.

Ou seja, a falta de atenção a esses detalhes pode trazer prejuízos ao negócio de seu cliente, por isso é necessário estar ciente do que a legislação requer quando o assunto é a negociação desse tipo de propriedade.

Legislação acerca desses imóveis

Primeiramente, é importante saber que os imóveis comerciais locados também são contemplados dentro da Lei do Inquilinato, isso pois ela abrange os imóveis localizados em áreas urbanas, independente se são comerciais ou residenciais.

Ou seja, ao locar esses imóveis, tanto os inquilinos como os proprietários devem seguir com os direitos e deveres propostos pela lei. Por isso é necessário estar atento ao que diz a legislação.

Direitos e deveres do inquilino de imóveis comerciais

Estes itens não estão especificamente listados na Lei do Inquilinato, no entanto, é possível observá-los com base nos deveres. Por exemplo, é direito do inquilino receber o imóvel em condições de uso, assim como é dever do locador entregá-lo nessas condições.

Já os deveres são citados especificamente. Na lei são apresentados doze deveres, entre os mais expressivos estão:

  • Pagar o valor do aluguel e demais contas da locação;
  • Cuidar e utilizar o imóvel da maneira estabelecida em contrato;
  • Entregá-lo nas condições que recebeu;
  • Não realizar reformas sem autorização prévia do locador.

Direitos e deveres do proprietário

No caso do locador, isso é, o proprietário do imóvel que está sendo alugado, também existem direitos e deveres estipulados no contrato.

Entre os direitos assegurados à ele, embora pareça óbvio, o principal que se pode citar é o de receber o aluguel em dia. Outro, é o de receber as chaves do imóvel, somente se ele estiver nas mesmas condições que estava no início do contrato.

Por isso, a importância de realizar processos de vistoria. Tanto de entrada como saída do imóvel.

Para o locador, são listados dez direitos na lei, no entanto, pode-se citar entre os principais:

  • Como dito acima, entregar o imóvel em plenas condições;
  • Responder por defeitos no imóvel anterior à locação;
  • Pagar por despesas extraordinárias.

É importante também estar atento a quais documentos são necessários para estar com o imóvel comercial legalizado, isto é, quais papéis são exigidos.

Documentos necessários para legalizar um imóvel comercial

É indispensável, também, ter em mente qual a documentação exigida para legalizar o uso de um imóvel comercial. Primeiramente, é necessário saber que esses documentos podem variar para cada tipo de imóvel comercial.

Por exemplo, a Licença Sanitária é exigida em negócios do ramo de alimentação, saúde, estética, entre outros, não sendo necessário para todo tipo de negócio.

No entanto, qualquer tipo de empreendimento necessita de um alvará de funcionamento para operar legalmente.

Outro documento imprescindível é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o AVCB, garantindo a segurança dos colaboradores.

4 vantagens de investir em imóveis comerciais

Mesmo que esses imóveis necessitem de algumas atenções a mais na hora de negociá-los, eles oferecem diversas vantagens para as imobiliárias que escolhem por tê-los em sua carteira de imóveis, entre elas podemos citar:

1. Contratos mais longos

Uma das vantagens em negócios com esses imóveis, é que seu contrato de aluguel tende a ser mais longo. Mesmo que um tempo mínimo não seja exigido, o mais comum é que as empresas escolham por fechar aluguéis mais longos, em torno de 60 meses.

Isso, pois fazer uma mudança de local após pouco tempo pode ser prejudicial para a empresa de seu cliente, porque tal mudança pode ser cara e, também, é um endereço diferente que pode prejudicar o atendimento de clientes e fornecedores.

Então, além de ser mais fácil para quem está locando o imóvel, também é uma fonte de renda mensal já garantida por vários meses, sendo mais seguro para seu negócio.

Além disso, o número de inadimplência para esse tipo de propriedade é menor do que o de imóveis residenciais.

2. Custo de manutenção menor

Como esse imóvel é utilizado para fins comerciais, as empresas sempre mantêm ele organizado, limpo e em bom estado de conservação, pois caso ele não se encontre em boas condições pode causar impressões negativas com os clientes.

Com isso, o proprietário também tem mais garantia em relação a conservação do imóvel, isto é, que o imóvel será entregue em boas condições ao final do contrato.

3. Mais facilidade na negociação

Normalmente, essas negociações ocorrem mais rápido com pontos comerciais, isso, pois nenhum empreendedor quer perder uma oportunidade de ter seu negócio em um lugar bem localizado. Ou seja, esses empresários buscam fechar negócio o quanto antes.

4. Maior rentabilidade

Por último, mas não menos importante, temos o fator de rentabilidade. Isso pois esses imóveis oferecem maior potencial financeiro para as imobiliárias que os disponibilizam em sua carteira de imóveis.

📈
Segundo Daniel Nader, diretor de investimentos da Cushman & Wakefield, em São Paulo, os rendimentos sobre os preços de imóveis comerciais variam de 0,8% a 1,1%. Em comparação, esse percentual é de 0,6% para imóveis residenciais.

É visto que a negociação de imóveis comerciais pode ser muito boa para seu negócio imobiliário, independente de locação ou vendas dessas propriedades. Como citado acima, o aluguel dessas propriedades pode ser muito lucrativo para sua imobiliária.

No entanto, o processo de locação, principalmente de imóveis comerciais, é muito burocrático e deve ser feito com muita cautela para não gerar problemas para seu cliente. 

Por isso, possuir um sistema que auxilie na gestão de locação é indispensável para auxiliar nesse processo.

E com o sistema para gestão de aluguéis da Jetimob, você garante mais segurança e agilidade durante a duração do contrato. Basta acessar nosso site e iniciar o teste gratuito para conhecer mais nossa solução.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.