O que é reajuste de aluguel e como calcular?

Imagem de uma profissional do mercado imobiliário fazendo o reajuste de aluguel.

Você sabe como fazer o cálculo de reajuste de aluguel dos imóveis da sua imobiliária?

O processo de reajuste, embora pareça simples à primeira vista, envolve a compreensão de vários fatores, incluindo índices econômicos e cláusulas contratuais. 

É fundamental que além dos corretores, tanto proprietários quanto inquilinos estejam cientes de como calcular esse índice corretamente para garantir a justiça e a transparência nas relações de locação.

Desse modo, entender a dinâmica e as variações desses índices imobiliários auxilia na precisão do cálculo e evita desentendimentos entre as partes envolvidas.

Além disso, o conhecimento adequado sobre como calcular o reajuste de aluguel evita conflitos legais e garante que ambos os lados cumpram suas obrigações de forma justa. 

Outro fator importante é que os contratos de locação precisam ser claros quanto à periodicidade e ao método de reajuste, bem como à base de cálculo utilizada. 

Isso não só facilita a compreensão e a execução do reajuste, mas também promove uma relação mais harmoniosa entre locador e locatário.

Portanto, nesta publicação reunimos tudo o que você precisa saber sobre reajuste de aluguel, como calcular e muito mais.

Assuntos que você irá encontrar:

O que é reajuste de aluguel?

O reajuste do aluguel é uma atualização periódica, normalmente anual, do valor pago pelo inquilino ao proprietário. 

Esse ajuste mantém o poder aquisitivo do montante pago, considerando que, ao longo do tempo, o dinheiro pode perder valor devido à inflação. 

Conforme o artigo 18 da Lei do Inquilinato (8.245/91), o proprietário tem o direito de reajustar o aluguel anualmente, desde que isso esteja estipulado no contrato e seja baseado em um índice de inflação reconhecido.

Geralmente, o reajuste é calculado com base no Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que é divulgado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Outro índice frequentemente utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pois o IPCA é considerado o principal indicador de inflação do Brasil e é utilizado, entre outras coisas, para definir a Taxa Selic.

Qual reajuste é permitido por lei?

A Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/1991) e o Código Civil não especificam um percentual de reajuste de aluguel obrigatório. 

Contudo, há cláusulas na legislação que visam evitar aumentos abusivos ou desproporcionais no valor do aluguel.

Conforme a Lei, o reajuste anual não deve exceder o índice de correção escolhido. 

Além disso, existem propostas em discussão no Congresso Nacional que pretendem limitar o reajuste de aluguel à inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Como calcular o reajuste de aluguel?

No site do Banco Central, você pode calcular o valor correto do reajuste planejado com a calculadora de reajustes de valores

Mas lembre-se que o valor do reajuste deve ser feito preferencialmente com o tempo de um ano da entrega das chaves ao inquilino.

Logo, preencha os dados específicos do aluguel no site: o mês e o ano do início do contrato de locação e o valor do aluguel atual que deverá ser ajustado. 

Assim, você já tem em mãos o cálculo de reajuste de aluguel e deve levá-lo até o  inquilino.

Com a calculadora do Banco Central fica fácil tanto para você, corretor(a) de imóveis, quanto para o seu inquilino ter plena ciência dos valores que serão cobrados.

Passo a passo do cálculo do reajuste de aluguel

As seguir confira o passo a passo para realizar o cálculo do reajuste de aluguel através do site do Banco Central:

  1. Primeiro de tudo, acesse o site do Banco Central;
  2. Na barra lateral esquerda na primeira opção “Calculadora do cidadão”;
  3. Selecione “Correção de valores”;
  4. Escolha o índice utilizado;
  5. Preencha a data inicial do contrato ;
  6. Preencha a data final;
  7. Preencha o valor do aluguel a ser reajustado;
  8. Aperte o botão corrigir valor;
  9. Imprima ou gere em PDF.

Para facilitar o cálculo de reajuste, a Jetimob oferece em seu sistema de gestão de locação, um módulo no qual é possível realizar esse cálculo em poucos segundos. 

Imagem do sistema que mostra como calcular o reajuste de aluguel.
Imagem do módulo Reajuste de Contratos do sistema Jetimob.

 Aproveite para visualizar e saber um pouco mais em nosso vídeo:

Nesse módulo, também é possível gerar contratos, reajustar aluguéis e emitir boletos aos inquilinos com repasse automático do valor aos proprietários, de forma totalmente integrada ao nosso CRM imobiliário.

Entenda os índices do reajuste de aluguel

O preço do reajuste do aluguel é determinado pelo “índice do aluguel”. 

Portanto, existem dois índices principais que podem ser utilizados para calcular o reajuste de aluguel: o IGP-M e o IPCA.

Certamente é uma opção utilizar ambos os índices. 

Desse modo, você calcula o reajuste a partir da inflação do IPCA e de alguns índices do IGP-M. Quando existirem gastos do proprietário, e que não estão contemplados pelo IPCA, estude quais índices do IGP-M precisam ser considerados.

Além de conhecer sobre os índices, é importante que você saiba que no contrato deve estar especificado os índices levados em consideração para o reajuste, a fim de evitar problemas.

O que é o IGP-M?

O IGP-M é a variação do Índice Geral de Preços e registra, por mês, a inflação de diversos produtos e serviços. 

Calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o chamado IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) é composto por outros índices agrupados.

Em resumo, água, luz e internet são alguns exemplos destes serviços. E por afetarem os gastos que o proprietário possui com o inquilino, a inflação pode ser utilizada para o reajuste.

O que é o IPCA?

O IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é usado para acompanhar as variações de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias com renda de até 40 salários mínimos. 

O cálculo do IPCA abrange as famílias que residem em áreas urbanas de regiões que correspondem aproximadamente a 90% de todos os brasileiros. E por calcular o custo de vida, o índice pode ser uma opção mais específica que o IGP-M.

O que não pode ser feito no reajuste de aluguel?

Embora o reajuste de aluguel seja de responsabilidade do proprietário, existem limitações impostas pela Lei do Inquilinato sobre como ele pode ser realizado. 

Por exemplo, o reajuste não pode ser baseado no salário mínimo nem nas variações cambiais.

Desse modo, quando ocorre o reajuste, não é necessário elaborar e assinar um novo contrato. Basta que o proprietário e os inquilinos assinem um aditivo ao contrato existente. 

Se houver um fiador, ele também deve assinar o aditivo caso esteja incluído no contrato original.

Além disso, o proprietário deve notificar o inquilino sobre o novo valor do aluguel. 

Portanto, se você é o locatário, é recomendável entrar em contato com a imobiliária ou diretamente com o proprietário para manifestar seu interesse em receber a notificação de reajuste com pelo menos três meses de antecedência. 

Isso permite um planejamento adequado dos seus gastos domésticos.

Qual a diferença entre reajuste e revisão

O reajuste e a revisão de aluguel são mecanismos que promovem alterações no valor do aluguel de um imóvel, porém atendem a situações e critérios distintos.

O reajuste de aluguel consiste na atualização periódica do valor do aluguel, geralmente realizada anualmente, com base em um índice específico estabelecido no contrato de locação. 

Essa atualização visa acompanhar a inflação ou outras variações econômicas que possam impactar o custo de vida e a economia como um todo. 

Eventualmente, o valor inicial do aluguel varia entre 0,5 e 1% do valor total do imóvel. Entretanto, deve-se levar em consideração a vizinhança, se ele é mobiliado, é uma construção nova, a localização do imóvel e etc.

Dessa forma, em cima do preço inicial do aluguel, calcula-se o valor do reajuste do aluguel. 

E é através da lei do inquilinato que se pode ter ciência de como esse cálculo é feito – já que, como citamos anteriormente, a lei permite o uso de um ou mais índices como base para o cálculo do valor do reajuste do aluguel.

Por outro lado, a revisão de aluguel é acionada em circunstâncias excepcionais, quando ocorrem mudanças significativas nas condições do imóvel que justifiquem uma alteração no valor do aluguel antes do próximo período de reajuste. 

Diferentemente do reajuste, a revisão não está atrelada a um índice pré-definido e exige negociação e acordo entre o locador e o locatário.

Índices de reajuste de aluguel negativos

Uma questão que pode surgir é sobre a possibilidade de redução do aluguel em situações de deflação. E a resposta é que varia conforme o contrato. 

Porém, na maioria dos casos, não são consideradas possibilidades de redução do valor do aluguel e sim a possibilidade de utilizar outros índices para que esse reajuste seja realizado.

No entanto, se o contrato estabelecer o ajuste pelo índice sem excluir variações negativas, então o aluguel deverá ser reduzido se houver deflação no período de um ano.

Portanto, se você chegou até aqui e busca por auxílio em como prosseguir com um contrato de locação, assista nosso vídeo de 3 minutos sobre como realizar um contrato de forma correta.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.