Como aplicar a venda consultiva no seu negócio imobiliário

Estamos na era digital, onde o acesso à informação é facilitado, distâncias encurtadas e o tempo otimizado. A rotina do consumidor mudou, bem como, suas necessidades. E, assim, a venda consultiva se encaixa perfeitamente neste cenário.

No mundo dos negócios, especialmente no mercado imobiliário, conexão e adaptação são elementos essenciais. 

Essa é a chave para garantir experiências cada vez mais ricas e ágeis no momento de negociar os imóveis.

Tendo em vista o mercado competitivo, é preciso muito mais do que simplesmente entrar na onda do digital. 

É indispensável aperfeiçoar suas competências e considerar as exigências que o novo momento traz. 

Mas afinal, o que buscam os clientes finais? Em resumo: agilidade, produtividade e resultado. Simples!

Compreendendo estas demandas, é possível garantir o sucesso e a satisfação dos clientes. Assim você poderá gerar uma melhor experiência durante a negociação de imóveis. 

Ebook Guia de Fidelização de clientes para imobiliárias

Sendo cada vez mais uma tendência, a venda consultiva se mostra como uma tática atual e muito efetiva tanto em transações B2B, como também no B2C. 

Quer conhecer mais sobre essa técnica? Neste artigo vamos falar sobre:

  • O que é venda consultiva;
  • Venda consultiva x venda tradicional;
  • Por que apostar neste método para converter mais vendas;
  • Como implementar esse processo de maneira efetiva.

O que é venda consultiva?

A venda consultiva é uma estratégia de vendas em que o foco principal está no cliente, não no produto. 

Nela, o vendedor coloca-se como um parceiro do comprador, se aproximando de forma sincera e empática, a fim de criar um relacionamento e entender suas demandas. 

Para isso, é importante auxiliar o cliente na tomada de decisão. Você faz isso posicionando, de maneira lógica e inteligente, sua solução dentro do contexto apresentado pelo comprador, para efetivamente resolver suas dores e gerar valor ao seu serviço. 

O termo venda consultiva foi retirado do livro Consultative Selling, de Mark Hanan. Nele, o conceito surge baseado na observação de métodos tradicionais de vendas. Aqueles onde a premissa é vender um produto e não propriamente uma solução. 

São técnicas que não costumam levar em consideração o momento do cliente. Assim, com o simples objetivo de garantir a venda, a abordagem, por vezes, acontece de maneira importuna, insistente ou até mesmo inadequada. 

Como se pode imaginar, os resultados observados tiveram um baixo rendimento. 

Contudo, sabemos que um método não exclui o outro, visto que depende muito do decorrer das negociações.

Venda tradicional x Venda consultiva

A diferença entre estes modelos de vendas está na forma de abordagem e no propósito da negociação. 

Em resumo, a venda tradicional é uma transação comercial, uma troca de serviço/produto por dinheiro. Nela, muitas vezes, não há tanta preocupação com o real benefício que este oferece ao comprador. 

Esse processo costuma ser mais simples e objetivo, não demanda muito tempo e quem define os rumos da negociação é o próprio comprador.

Já a venda consultiva depende de alguns fatores como o perfil do cliente, suas necessidades, desejos e de um breve diagnóstico da situação para entender suas principais dores, urgências e o orçamento disponível para investimento. 

Tudo isso com o intuito de analisar as melhores possibilidades entre os imóveis e serviços que você oferece e que, de fato, gerem valor para o cliente. 

Colaborando assim, na tomada das melhores decisões, o que torna o processo mais complexo e demanda mais esforço para que chegue o fechamento.

Como aplicar a venda consultiva?

Esta metodologia pode trazer bons resultados e elevar a sua imobiliária para um outro patamar.

Mas como implementá-la no seu modelo de negócio?

É preciso estudar, mapear e elaborar, de forma objetiva e estruturada, como será feito o processo de vendas e como o departamento vai atuar.

Lembre-se, não há um padrão correto, nem melhor ou pior. A chave é implantar um método que se alinhe aos objetivos, ao perfil e às metas da empresa de forma harmônica e assertiva. 

Um ponto importante é envolver toda a sua equipe, dando espaço para que contribuam com novas ideias.

Invista no diálogo e na comunicação cooperativa entre todos setores. Incentive e capacite o seu time. 

Implementando a venda consultiva no seu negócio imobiliário:

Pensando em tudo isso, aqui vão algumas dicas de como implementar a venda consultiva no seu negócio imobiliário:

Entenda o seu negócio

Estude bem as características do mercado imobiliário na sua região. Conheça o tipo de imóvel que você negocia e, de forma honesta, destaque seus pontos de valor e tenha sempre em vista o que pode ser melhorado.

Saiba os pontos fortes e os pontos fracos dos seus imóveis e serviços em relação aos seus concorrentes e, acima de tudo, entenda quem é o seu principal público de interesse.

E aqui entra o segundo passo.

Conheça o seu público

Aqui você precisa estabelecer qual é o seu público-alvo e traçar o perfil ideal de cliente. Mais que isso, crie uma persona que represente esse perfil.

Tendo estas questões como base, é possível saber como se posicionar no mercado para atingir o seu cliente em potencial. 

Com estes pontos definidos, entra o terceiro passo.

Execute o processo de venda consultiva

Vamos falar sobre esse processo em 6 passos básicos que você pode aplicar no seu negócio imobiliário.

1. Prospecção

Aqui a ideia é trocar informações por oportunidades de vendas. Além disso, apresentar os seus imóveis com o intuito de captar contatos que se encaixem na sua persona. 

Como? Invista em marketing e comunicação online e offline. 

curso gratuito marketing digital imobiliárias

Ofereça conteúdos direcionados para a sua persona. Dessa forma, você diminui a entrada de contatos cujo perfil não se encaixa com a sua imobiliária. 

Aproveite a tecnologia e propague sua marca através das mídias digitais para aumentar o volume e diminuir o tempo de prospecção.

Crie materiais ricos que agucem o desejo de compra da sua persona. Estratégias de SEO, anúncios de mídias pagas e marketing de conteúdo são fundamentais para isso.

Outras formas de prospecção para se levar em conta são placas imobiliárias, outdoors, feirões, eventos e programas de indicação.

2. Qualificação

Essa fase é a guia para todo o processo. 

Comece com a lista de contatos captados na etapa de prospecção. Você irá fazer o primeiro contato com o possível cliente, dando início a negociação como consultor.

O objetivo do processo de qualificação é traçar o perfil do cliente e entender suas singularidades e expectativas. 

Nesta qualificação, pode-se definir se é uma oportunidade fria ou quente.

Por meio de uma conversa preliminar, é necessário colher informações que levarão sua venda ao próximo nível ou repassá-las ao responsável pelo fechamento. 

Saber se quem está do outro lado é alguém com voz ativa na tomada de decisão ou somente uma pessoa curiosa influencia a sua abordagem, não concorda? 

Com base nesta qualificação, é possível avaliar a melhor conduta a se tomar, qual cadência de contato utilizar, além de como e com quais conteúdos alimentar o possível comprador. 

Tudo isso com o intuito de facilitar o fechamento.

Nessa fase é importante estar alinhado com o cliente, educá-lo sobre como funcionará o processo e quais são as etapas a serem seguidas. 

Mas não se esqueça de que a cada contato você tem um novo objetivo. Sempre dê informações em troca de outras, absorva o máximo a cada contato e crie uma maior sinergia com o comprador.

Banner do Curso de Instagram para Imobiliárias - Jetimob

3. Apresentação

No primeiro contato, o ideal é apresentar a sua marca e os seus serviços, além de identificar algumas características do potencial comprador.

Também é importante compreender quais informações e conteúdos o lead acessou até chegar à sua imobiliária. 

Atente-se aos pontos importantes da conversa e concentre-se em criar uma conexão com o cliente. Abra mão de discursos prontos e crie vínculos de afinidade. 

Foque em oferecer uma abordagem personalizada, baseada em informações que captou ao longo da conversa e adapte-se à linguagem e abertura do cliente. 

Pratique uma escuta ativa e empática. Crie rapport para dar mais confiança e adote outras técnicas de venda para manter o interesse e valorizar o seu serviço.

4. Negociação

Com uma boa qualificação, a negociação se torna mais fácil.

Após colher todas as informações necessárias, ocorre a negociação. Ou seja, uma proposta comercial construída através de uma pré-venda bem feita.

Como consultor, você deve indicar quais são as melhores decisões a serem tomadas. Além disso, é necessário sanar todas as dúvidas e não deixar perguntas abertas. Seja claro e incisivo. 

Adote uma relação de troca, onde ambas as partes saiam satisfeitas e, se necessário, faça concessões. Mas lembre-se sempre de valorizar seu tempo e seu serviço. 

Crie regras na negociação e delimite datas e horários para cada contato.

Desenvolva suas habilidades de negociação, treine para torná-las mais fluidas e atraentes, com uma abordagem mais leve, diminuindo os erros e convertendo o temido “não”. Investir em conhecimento e capacitar-se no seu campo de atuação, são excelentes formas de obter inteligência emocional e comercial.

Entenda seu cliente, suas objeções e por quais motivos ele ainda não fechou negócio com você. Após, estude como propor soluções e argumentos que provem valor e desempenho.

5. Fechamento

Se você concluiu todas as etapas da forma correta, a consequência é um bom fechamento.

Aqui é onde você revisa todas ideias da venda consultiva, e se pergunta: 

— Eu tenho todos os dados necessários do meu cliente?
— Eu reconheço todas as suas dores e demandas?
— O comprador tem confiança em mim?
— Estou oferecendo a melhor proposta?
— Ele tem conhecimento dos próximos passos?
— Ele está ciente de quanto, quando e como serão feitas as transações? 

Estando acertados estes detalhes, são feitas as formalidades e o fechamento acontece.

6. Pós-venda

Lembre que a relação com o cliente não acaba após o fechamento. É importante garantir que o mesmo esteja satisfeito com o resultado e que a entrega tenha superado suas expectativas.  

Quem sabe vocês voltam a fazer negócios no futuro. Assim como, o serviço bem prestado também pode te gerar novas indicações, ou seja, mais oportunidades de negócio.

Demonstrar interesse e preocupação com estas questões mostra respeito e valorização e resulta em uma clientela fiel.

Então, neste post você pôde compreender um pouco sobre vendas consultivas, onde o vendedor atua como consultor, focado nas necessidades e desejos dos seus potenciais clientes. 

Assim, você pode oferecer propostas de valor que se alinhem com seu consumidor e as metas da sua empresa. 

Compreendeu também que a venda consultiva amplia a experiência de compra do cliente. Torna-o, assim, fidelizado e um promotor da sua marca, gerando vantagens competitivas, autoridade, credibilidade no mercado e, por consequência, o aumento do ticket médio. 

Posto isso, você tem todas informações para implementar em sua equipe de vendas e estudar a melhor forma de abordar seus compradores.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.