10 dicas estratégicas para alugar um imóvel rápido

Imagem ilustrativa de uma corretora de imóveis alugando uma casa.

Se você é corretor de imóveis e deseja fechar mais negócios em pouco tempo para obter comissões mais de forma rápida, saiba que existem algumas estratégias que ajudam nesse sentido.  

Encontrar o inquilino ideal, na maioria das vezes, não se trata apenas de sorte, mas sim do uso de boas práticas e conhecimento no ramo imobiliário.

Há várias técnicas que são úteis no processo de localizar um arrendatário, como a preparação cuidadosa dos anúncios. Outros métodos consistem em conhecer o perfil do possível locatário, realizar publicidade em diversos meios, utilizar boas fotografias, etc.

Pensando nisso, este texto será útil para você descobrir como alugar um imóvel de modo mais rápido, utilizando diferentes táticas comerciais. Além disso, dará dicas sobre elementos para mobiliar o ambiente que o torne bastante atrativo. 

Assuntos que você irá encontrar:

10 dicas de como alugar um imóvel rápido

Há diferentes estratégias utilizadas no mercado imobiliário, mais especificamente no ramo de aluguel de imóveis, para que assim você como corretor possa encontrar locatários mais rapidamente. Confira!

1. Conheça o perfil dos seus clientes

Quando você sabe qual é o tipo de personalidade do cliente não perde tempo apresentando imóveis para alugar que não se encaixam no perfil dele. Assim, as negociações também acontecem de um modo mais fácil e rápido. 

Portanto, antes da primeira visita no imóvel, verifique nas redes sociais dados como os interesses, estilo de vida e valores do possível locatário.

No site do seu negócio, é favorável incluir um questionário que solicite informações sobre a renda, objetivos financeiros, preferências de investimento e nível de tolerância ao risco.  

Realize ainda entrevistas e preste atenção tanto na linguagem verbal quanto na corporal do arrendatário ao abordar diferentes temas a respeito da propriedade.

2. Imóveis com móveis costumam alugar mais rápido

Geralmente, alugar um imóvel mobiliado requer menos investimento no curto prazo por parte do inquilino e oferece mais conforto para ele. 

Além disso, quem procura esse tipo de propriedade, na maioria das vezes, deseja se mudar rapidamente. Por esse motivo, costuma ser mais alta a chance de você fechar um negócio em pouco tempo.

Casa ou apartamento alocado com móveis atraem um público amplo como o de pessoas que priorizam praticidade, profissionais em viagens, estudantes e outros. 

De forma geral, eles estão dispostos a pagar um pouco mais no aluguel mensalmente, desde que possam contar com essa conveniência.

3. Branding Imobiliário

O seu negócio possuir uma identidade visual é um tópico essencial para se destacar da concorrência e mostrar credibilidade para seu público. 

Por isso, o branding imobiliário envolve criar estratégias de comunicação, produzir conteúdo, ter uma boa cultura organizacional,  investir em marketing, entre muitas outras ações que são fundamentais para consolidar a sua marca.

Saiba mais no vídeo a seguir:

4. Utilize as redes sociais para divulgação

Além de sites imobiliários, é comum que diversos clientes em potencial acessem as redes sociais em busca de opções. O Facebook, Instagram e Twitter são as plataformas mais populares para formalizar acordos rápidos. 

Então, crie uma página comercial, realize anúncios e lembre-se de fazer um atendimento por esses canais. Frequentemente, publique conteúdo relevante em formatos variados, como de textos, reels, stories e outros. 

Portanto, sempre lembre-se de acrescentar nas postagens hashtags referentes a locação, por exemplo, #AluguelDeCasa, #CasaParaAlugar, #AluguelImóveis e demais variações. 

5. Invista em um sistema para a gestão de locação

No contexto de uma agenda profissional agitada no mercado imobiliário, a ausência de um sistema de gestão pode levar a problemas como esquecimentos, atrasos devido a processos pendentes, falhas no repasse de valores aos proprietários e a persistência de métodos manuais. 

Nesse sentido, a adoção de um sistema de gestão de locação oferece automatização de tarefas, melhor enfrentamento de desafios, otimização do tempo acarretando na maior produtividade da equipe.

6. Invista em Marketing

A forma mais rápida de fazer sua oferta chegar ao conhecimento de pessoas que procuram imóvel para alugar é por meio de publicidade. 

Então, considere postar anúncios nas redes sociais segmentados por região. Outra boa estratégia consiste no desenvolvimento de um site e publicar com frequência conteúdo que atraia possíveis interessados da cidade.

Também estabeleça parcerias com outros negócios locais, como empresas de mudança e serviços de limpeza para oferecer promoções mútuas. Além disso, leve em consideração a possibilidade de participar de eventos e ampliar seu networking.

7. Fotografia Imobiliária

As fotografias e vídeos geram as primeiras impressões de um imóvel para quem quer alugá-lo. Esses recursos precisam ser bem usados e chamar a atenção do cliente de um jeito rápido entre diversas ofertas concorrentes. 

Por essa razão, é aconselhável que você inclua um grande número de imagens com boa qualidade.

Lembre-se de tirar fotos nos horários em que a luz natural do sol incide sobre o ambiente para destacar os melhores aspectos da propriedade. Se não tiver uma câmera profissional, utilize um celular que tenha no mínimo uma lente de 8 MP com abertura de f/1.8 e estabilizador digital para produzir retratos nítidos e bonitos.

8. Atendimento

Quando alguém está à procura de um imóvel para alugar, você como corretor de imóveis sabe que muitos aspectos são considerados, desde as condições da propriedade até a prontidão do corretor em responder. 

Portanto, é fundamental investir em métodos e estratégias que assegurem o mais alto nível de atendimento ao cliente.

Isso é ainda mais crucial porque, mesmo com o avanço da tecnologia, o poder da recomendação pessoal continua relevante. Portanto, se os clientes tiverem uma experiência positiva com seu negócio imobiliário, é provável que indiquem a amigos e familiares, e até compartilhem suas impressões nas redes sociais.

9. KPIs (Key Performance Indicator)

Os indicadores de performance, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), desempenham um papel fundamental ao revelar a eficácia das estratégias em uso e quais ajustes são necessários. 

Essas métricas de avaliação oferecem insights cruciais sobre a qualidade dos serviços e produtos fornecidos pela empresa, orientando melhorias nos negócios. 

Desse modo, a escolha dos KPIs varia conforme o estilo operacional e as estratégias de vendas adotadas; exemplos incluem aquisição de clientes, tráfego no site/blog da imobiliária, proporção de novos visitantes, taxa de rejeição e entre outros.

10. Tour virtual

Com o avanço tecnológico possibilitando que as pessoas acessem imóveis do seu interesse sem sair de casa, é crucial que as imobiliárias adotem ferramentas digitais que oferecem visitas virtuais. 

Essa abordagem permite que os clientes tenham uma experiência quase idêntica à visita física explorando, em um tour virtual em 360º, todos os cantos das propriedades. 

Sendo assim, os clientes podem agendar visitas presenciais somente para os imóveis que mais gostaram, o que não só aumenta a eficácia das negociações, mas também otimiza o tempo dos corretores. 

Portanto, as visitas virtuais se mostram como um recurso valioso para agilizar o processo de aluguel de imóveis.

Imagem ilustrativa de uma jovem pesquisando imóveis para alugar.

Móveis essenciais para a locação

Para alugar um imóvel mobiliado de modo mais rápido, é importante selecionar com cuidado diferentes itens para preenchê-lo. Sendo assim, confira na sequência 6 elementos essenciais para tornar esse espaço mais funcional e irresistível para os novos inquilinos.  

Fogão

Um imóvel mobiliado com um fogão faz um ambiente parecer mais completo e pronto para ser habitado.

Observe o tamanho do espaço disponível na cozinha e dê preferência a um aparelho que não ocupe muito espaço. Em caso de dúvida, lembre-se que os fogões de quatro bocas movidos a gás são os mais comuns. Também considere um dispositivo com a eficiência energética entre A e B que possua material resistente para que dure vários anos.

Geladeira

Para muitas pessoas vale a pena alugar um imóvel com uma geladeira, pois, além de evitar que alimentos estraguem, ela também se trata de um eletrodoméstico difícil de transportar. 

Contudo, se a área for pequena, como ocorre com as quitinetes, adquirir um aparelho compacto costuma ser a melhor alternativa.

Considere também funcionalidades que atraiam o rápido interesse do cliente, por exemplo, dispenser de água e gelo, prateleiras ajustáveis, compartimentos especiais para frutas e legumes, entre outras vantagens.

Máquina de lavar

É comum que os clientes se sintam mais tentados a pagar um pouco mais pela comodidade de alugar um imóvel com uma máquina de lavar. Mas, é importante escolher um modelo adequado para o imóvel que você vai alugar.

A lavadora automática deve realizar a tarefa de limpeza de diferentes peças de maneira eficiente e rápida. Há versões com vários recursos capazes de seduzir os arrendatários como diversos tamanhos, programas de lavagem, tecnologias e mais. 

Então, para fazer uma boa escolha confira também as 10 Melhores Máquinas de Lavar.

Armários embutidos

Principalmente, em imóveis com espaços limitados, onde cada centímetro é valioso, os armários embutidos consistem em outro atrativo à parte. 

A presença desse móvel na propriedade que você pretende alugar, para o cliente significa menos complicações durante a mudança e organização mais rápida tanto da cozinha como do quarto.

Os modelos padrões em cores neutras e estilo minimalista costumam agradar as pessoas em geral. Verifique ainda se há outras vantagens, por exemplo, prateleiras ajustáveis, gavetas e espaço para pendurar peças. 

Os que são feitos de madeira maciça ou aço inoxidável duram mais, enquanto os constituídos por compensado custam menos.

Cama

Uma cama de certa forma pode ser vista como um símbolo de conforto, tranquilidade e aconchego, virtudes essenciais para um imóvel ser considerado um lar.

No entanto, é preciso fazer a busca por um bom modelo que transmita esse conceito e aumente suas chances de conseguir alugar um imóvel o mais rápido possível.

Entre as opções mais comuns que você deve escolher estão as cama de solteiro, casal, box, baú, madeira ou ferro. 

Para descobrir qual versão se enquadrará melhor a sua propriedade leve em consideração o número de ocupantes, as dimensões do espaço disponível e o estilo da decoração do local.

Ar condicionado

Em regiões quentes, um ar-condicionado é cobiçado por milhares de pessoas. Ter esse eletrodoméstico instalado no imóvel que você alugará consiste num grande diferencial para oferecer aos clientes. 

Ao pesquisar pelo aparelho ideal, procure por aqueles que apresentam eficiência energética com classificação A ou superior.

Lembre-se ainda que calcular a medida de 20 BTUs por metro quadrado ajuda a ter uma noção da capacidade necessária para cada ambiente. Também observe o nível de ruído principalmente se o dispositivo for ficar no quarto. 

Além disso, evite marcas duvidosas, pois há mais chances do equipamento se deteriorar mais rápido. 

Caso o imóvel não possua estrutura para ter um ar-condicionado de parede, saiba que as versões portáteis também são ótimas opções para oferecer ao possível inquilino. 

Tenha mais facilidade na hora de alugar um imóvel

Alugar um imóvel em pouco tempo trata-se de uma tarefa que exige preparação, estratégia e eficiência de qualquer corretor de imóveis.

Então, não se esqueça de observar o perfil do cliente antes de começar uma negociação. Também utilize diferentes técnicas de marketing com o intuito de promover a oferta da propriedade na região.

Considere também mobília-la para aumentar a chances de encontrar um locatário o mais rápido possível e ainda valorizar o preço do aluguel. 

E sempre pense na implementação de uma plataforma imobiliária de excelência no seu negócio para impulsionar seus resultados. 

funcionalidades do sistema de locação da jetimob
You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.