Realidade Virtual: Como utilizar essa tecnologia para vender imóveis?


Tempo de Leitura: 5 minutos
Já imaginou poder mostrar diversos imóveis aos clientes sem precisar sair da sua própria imobiliária? Agora você já pode! E isso é graças a realidade virtual, uma tecnologia que permite com que tenhamos a sensação de estar em outro lugar digitalmente. É importante manter-se sempre a par das ferramentas que podem auxiliar nas vendas de imóveis, e uma delas é a realidade virtual. Esta possui diversos usos desde sua criação, tais como simuladores de guerra, aplicação em jogos de videogame e até mesmo na educação, atualmente estando cada vez mais presente no nosso cotidiano. Você, corretor de imóveis, poderá inovar e conquistar um público mais jovem para o seu negócio, visto que a utilização de tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada - iremos comentar sobre ela um pouquinho mais tarde - atrai novos olhares e interesses.

Por que fazer uso da realidade virtual?

As expectativas são positivas, a realidade virtual vem se tornando cada vez mais procurada pelo setor imobiliário e tem tudo para deslanchar! Além de ser um diferencial para o seu processo de vendas, a realidade virtual também conta com diversos benefícios, tais como:

Baixo custo de investimento:

Uma vez que tecnologias como essas vem se tornando cada vez mais populares, as técnicas utilizadas se desenvolvem e tem por consequência a redução do preço dos materiais utilizados, que são em sua maioria softwares de baixo custo. A única peça física e de maior valor é o óculos, que pode ser encontrado em várias faixa de preço.

Redução dos gastos com divulgação: 

Com a utilização de mídias digitais para divulgar seu trabalho, as quais tem se mostrado muito eficientes na propaganda de imóveis (blogs, redes sociais, portais, youtube, etc),  é possível reduzir os custos com a impressão de folders e panfletos.

Imóveis disponíveis para visita a qualquer hora:

É possível mostrar o imóvel 24 horas por dia, 7 dias por semana, uma vez que não é necessário encontrar um horário em que o corretor e os interessados possam fazer uma visita. 

Permite a venda de imóveis distantes dos clientes:

Permite a venda de imóveis distantes dos clientes como, por exemplo, alguém que more longe do litoral, mas deseje comprar uma casa na praia e não possa fazer uma visita presencial. Esse é um dos maiores benefícios da realidade aumentada, visto que se um cliente deseja encontrar um imóvel na localidade que irá morar futuramente, poderá visita-lo como se estivesse presente. 

Mostrar um imóvel mobiliado:

Pesquisas apontam que imóveis mobiliados vendem mais, portanto, é possível mostrar um imóvel mobiliado, criando uma proximidade com o cliente. Levar o cliente para visitar um imóvel completamente vazio pode deixar uma primeira impressão fria e vaga, pense nessa estratégia como uma forma de tornar o imóvel ainda mais interessante. 

Uma tecnologia que veio pra ficar: 

Grandes empresas têm cada vez mais aderido a ideia e estão investindo nesta tecnologia. A realidade virtual pode ser considerada uma estratégia que chegou para ficar e já seria uma ótima ideia iniciar a modernização do seu processo de vendas. 

Imóveis na planta:

Será possível passar uma maior segurança ao cliente quando este for comprar um imóvel ainda na planta, visto que o consumidor poderá visualizar o imóvel como se estivesse construído, mobiliado e pronto para uso. 

Como posso fazer uso da realidade virtual para auxiliar nas minhas vendas?

A realidade virtual lhe permite apresentar imóveis sem sair da imobiliária. A partir do uso de um óculos de realidade virtual, será possível mostrar ao cliente, diversos imóveis, sem a necessidade de passar horas fazendo visitas presencialmente. As visitas se tornariam mais assertivas, visto que os imóveis seriam previamente selecionados por meio da realidade virtual.

Como funciona a visita com realidade virtual?

O cliente, usando o óculos específico para a realidade virtual, será imerso no cenário do imóvel escolhido e irá visitar cômodo por cômodo através de um vídeo em 360º graus. Neste sistema é possível navegar através de setas que conduzem o usuário. Atente-se para um detalhe: realidade virtual é diferente de realidade aumentada. Enquanto a realidade virtual apresenta um novo mundo paralelo sem que você precise sair do lugar, a realidade aumentada permite adicionar elementos ao ambiente que você se encontra. Essa pode ser muito útil ao passo que permite o usuário entrar em um lugar vazio e enxergar como aquele ambiente seria mobiliado, sendo outra ferramenta que pode ser útil para o ramo imobiliário. É fato que imóveis mobiliados chamam a atenção dos clientes, além de passarem uma certa segurança. Por isso, ter acesso a ferramentas que demonstram seu interesse de oferecer o melhor pode vir a ser fator decisivo em uma venda. Sem dúvidas a realidade virtual é um diferencial para sua empresa, vai querer ficar de fora?  

Relacionados