Férias: mantenha sua imobiliária funcionando


Tempo de Leitura: 5 minutos
Época de férias: os clientes parecem estar distantes e os negócios parecem andar mais devagar. Entretanto, com boas estratégias, você pode sair na frente durante este período. Sem dúvidas, todo mundo merece um descanso. É essencial dar uma folga para que as pessoas que trabalham na sua imobiliária tenham momentos de lazer com a família e com os amigos. Por outro lado, deixar sua imobiliária fechada ou vazia não vai te trazer benefício. É nas férias que você deve estar mais atento e presente, pois este é um período onde as pessoas têm mais tempo para procurar imóveis, estão mais capitalizadas e tem mais disposição para te receber. Defina uma boa estratégia de ação para este período, junte sua equipe e monte um plano de contingência. Abaixo, algumas dicas para você.

Recursos internos

Faça um cálculo real de quanto você tem de custo fixo durante o ano e quanto você  iria economizar fechando sua imobiliária ou mantendo um horário alternativo. Será que realmente vale a pena? Qual o mínimo de equipe você precisa para manter tudo funcionando com o mesmo padrão de qualidade? Não economize nos setores de atendimento, por exemplo. Uma atendimento mal feito e você perde vários clientes.

Marketing

Esta é a hora de investir mais ainda em marketing. Sua concorrência provavelmente vai estar mais calma e, nesta época, há um aumento na procura por imóveis. Faça promoções, convide para pequenos eventos na sua loja e intensifique as visitas e as ligações. Aproveite o período para usar temas legais e faça anúncios mais leves. Aposte em fotos que mostrem o lado de lazer dos imóveis (piscina, pátio, área para crianças, praça que esteja perto, academia, etc.). Reforçar seus anúncios em sites de busca especializada (VivaReal, ZAP, OLX) também é uma ótima opção.

Poder econômico

Décimo terceiro, PPR, comissões extras, bônus e férias. Ótimas oportunidades para se investir em imóveis, não é mesmo? Que tal você vender mais nas férias? As pessoas estão capitalizadas e uma parte delas pode estar de olho em algum imóvel que você oferta. Imagina se você está fechado meio período? Ou não tem gente para atender porque os corretores estão fora? Mais uma vez, as estratégias de marketing aqui fazem diferença. Direcione seus conteúdos para públicos que estão capitalizados, segmente por perfil, faça lista de ligações e use chamadas atrativas com este foco.

Volume de busca nas férias

Se você usar os dados a seu favor e fizer uma pesquisa no Google Trends, verá que o volume de busca por imóveis nesta época é alto. Alguns sites especializados em busca de imóveis relatam que a procura aumenta em até 60% em janeiro. Geralmente, é nesta época que as pessoas aproveitam para organizar a vida e começar a botar em prática aquela “lista de metas” do ano novo. E a casa própria geralmente está presente nessas listas.

Economia

2018 é ano de eleição. A CEF acabou de anunciar juros menores para financiamento e o mercado está reaquecendo. Aproveite esta onda para reativar antigos contatos, aumentar seu portfólio de produtos e investir em networking.

Concorrência

Muitas imobiliárias e corretores não enxergam estas oportunidades ou estão sem fôlego para dar um gás extra nesta época. Ótimo momento para incentivar sua equipe a buscar oportunidades. Invista em bônus e premiações e trabalhe de forma estratégica, olhando sempre para os números do seu CRM. Quem são os investidores da sua lista? Quem andou buscando imóveis e não comprou? Quem já comprou há mais de 3 anos e poderia querer investir em algo novo? Vasculhe as redes sociais da concorrência e veja o que os clientes estão buscando. Reveja seus paradigmas sobre esta época. Dados da VivaReal e do Google:
  • O mês de janeiro demonstra um aumento de 48% das visitas no portal VivaReal;
  • Os contratos gerados aumentam em 41%;
  • 36% dos consumidores que fazem busca de imóveis estão querendo fechar negócio até março.

Caraterísticas regionais

Dê uma pesquisada sobre as oportunidades latentes da sua região. Você está inserido em uma cidade universitária que tem forte busca por imóveis nesta época devido aos resultados dos vestibulares e do Enem? Uma fábrica nova vai inaugurar e gerar empregos perto de você? Um novo hospital vai gerar mais fluxo e mais vagas de trabalho, um novo curso em alguma faculdade vai trazer mais estudantes, e assim por diante. Organize sua rotina e treine sua equipe para atender as áreas descobertas e vender mais. Deixe sempre um número bom de corretores prontos para atender qualquer demanda (incluindo os clientes dos corretores que estão fora) e invista em marketing. Num grande oceano vermelho, você pode encontrar uma ilha azul. Aproveite!

Relacionados