As inúmeras atividades dos profissionais do setor imobiliário, muitas vezes, consomem o tempo de uma forma tão assustadora que sem organização e disciplina, ao final do dia, o resultado que era esperado pelo corretor não acontece. O trabalho em um showroom também exige métodos e ordem para que os clientes sejam bem recebidos e, assim, transformem sua curiosidade em interesse.

Para um corretor de imóveis o fundamental é vender e, para isso, existem formas de organizar um stand de vendas para que a experiência do futuro proprietário seja prazerosa. Soluções simples e práticas podem ajudar, bastante, o trabalho. Além disso, permite que o foco do corretor fique na apresentação do imóvel e na venda, propriamente dita.

Ao entrar em um showroom a pessoa já demonstra interesse em conhecer o empreendimento. O futuro comprador quer analisar a planta e visitar o apartamento modelo para ter uma ideia de tamanho e decoração. Mas o que poderia ser um diferencial para atrair a atenção da pessoa interessada?

Dicas para manter a ordem de um showroom

Para lhe ajudar nesse momento tão importante que é a primeira amostra que o cliente terá do imóvel completo, vamos lhe dar algumas dicas para você conseguir organizar e manter a ordem de um showroom.

Tenha tudo à mão

Mantenha o material de divulgação muito bem organizado e separado, em pastas ou gavetas. Não há nada mais desabonador para um profissional de vendas quanto quando o cliente pergunta algo e ele fica perdido procurando algum catálogo ou uma tabela de preços.

Organize-se e certifique-se que tudo está ao seu alcance no momento do atendimento ao cliente. Tenha caneta, caderno de anotações, cartão de visita, folder, panfleto, ficha técnica com informações detalhadas do empreendimento, tabela de preços, planta baixa, planilha com os apartamentos à venda e qualquer outro material que a construtora disponibilizar.

Se achar interessante, monte kits para entregar aos clientes e lembre-se de pedir os dados para que você possa montar o CRM (Customer Relationship Management), ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Mantenha o local limpo

Outro detalhe bem importante é a limpeza do showroom. Nada de cestos de lixo transbordando, chão empoeirado, máquina de café ou garrafas sujas e cadeiras fora do lugar. Procure deixar o local apresentável para que os visitantes enxerguem o ambiente com bons olhos.

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica. Algumas construtoras investem pesado para proporcionar momentos de conforto e prazer ao cliente potencial. A cada dia os stands de vendas estão se transformando em espaços super interativos e aconchegantes. Tudo isso tem um propósito, porque a casa da gente é nosso recanto. Mas não importa o tamanho do showroom. O que realmente tem relevância é um espaço organizado e bem cuidado.

Organize seu discurso

Estude todas as características do empreendimento e treine bastante para ter tudo “na ponta da língua”. Mostrar insegurança ao cliente pode prejudicar a venda. A cada atendimento você vai conhecendo quais são as principais dúvidas e isso serve de material para uma melhor apresentação do imóvel. Muitos clientes são bem resistentes e questionam tudo. Portanto é importante que você anote cada dúvida para que em um próximo atendimento todas estas questões já tenham resposta.

Use a tecnologia a seu favor

Busque ferramentas que possam facilitar o seu dia e que reduzam o tempo gasto com as burocracias inerentes ao trabalho. Atualmente você pode contar com aplicativos, que pode baixar no celular, tablet ou notebook, que armazenam fotos e documentos. Isso evita o acúmulo de papéis sobre a mesa que muitas vezes acabam “desaparecendo” no meio da bagunça.

Um exemplo é o Evernote que tem todas estas funções e você nem precisa digitar, porque os comandos podem ser acionados por voz. Outro exemplo similar é o Dropbox que pode guardar plantas, fotos e documentos na nuvem. Dessa forma, permite que você tenha acesso aos arquivos em qualquer lugar. Além disso,o uso de um CRM para corretor de imóveis é essencial.

Duas das perguntas mais comuns feitas a um corretor é com relação as medidas do imóvel e o sol da manhã ou da tarde. Para lhe ajudar com estas questões você tem a sua disposição dois aplicativos muito interessantes: o Magic Plan, que funciona como uma trena, e o OZ Sun Seeker que pode localizar a posição do Sol.

E pra fechar com “chave de ouro”, o ColorSmart permite que você dê opções de cores para o imóvel que está sendo negociado. Desse modo seu cliente consegue visualizar seu futuro imóvel com uma decoração que ele goste. Essa ferramenta é indispensável para um corretor de imóveis, pois ela pode colaborar no processo de vendas.

Mantenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho

Trabalhar em parceria e em harmonia é fundamental para o sucesso de todos. O mercado imobiliário é extremamente competitivo e é muito comum ver relações complicadas entre profissionais deste segmento. Dentro de um showroom é preciso ser, acima de tudo, ético e colaborativo. Por isso, tente organizar com seus colegas uma forma de atendimento em que todos os corretores possam atender sem atropelos. Respeitar os colegas e seus clientes é sinônimo de sucesso e determinação.

Não deixe o cliente esperando

Sabemos que o bom atendimento é o que, muitas vezes, fecha uma venda. Deixar alguém esperando sem qualquer tipo de atenção é a pior maneira de iniciar um bom relacionamento com o cliente. Sempre que um visitante entrar no showroom, mesmo que todos estejam ocupados, é imprescindível que alguém o encaminhe a um local de espera.

O mais adequado é que seja feito um acordo entre os corretores para que sempre haja alguém receba os clientes. A organização dentro do showroom é fundamental. Este processo faz com que todos os clientes se sintam a vontade, tenham paciência de aguardar o atendimento e não acabem indo embora por causa da falta de atenção por parte das pessoas que estão ali, justamente, para receberem aos que se sentiram atraídos pelo empreendimento. Atitudes simples como oferecer uma água ou café tornam a espera um pouco mais agradável.

Viu só como não é tão complicado manter a organização em um showroom? Agora é colocar tudo em prática e caminhar para a vitória!

Boas vendas!

// Por Blog Habitissimo, autor principal do blog do guia fácil para busca de profissionais Habitissimoformado por uma equipe multidisciplinar que, entre outras, trabalha com temáticas relacionadas a design de interiores, decoração, comunicação, economia e projetos que são destaque.

[Total: 2   Average: 5/5]