Conheça os 20 melhores plugins para WordPress

Imagem ilustrativa de um corretora procurando os melhores plugins para wordpress.

Se você é corretor de imóveis ou gestor imobiliário, você sabe que ter um site atrativo é uma obrigação.

Ter um site exclusivo é uma alternativa para atrair mais leads qualificados e aumentar as suas negociações. E nesse sentido uma das opções é ter um site para imobiliária em wordpress.

O WordPress é um CMS, que significa Content Management System, ou Sistema de Gestão de Conteúdos. 

Trata-se de uma plataforma de software que possibilita a criação, gestão e alteração de conteúdo em um site sem exigir conhecimentos técnicos avançados. 

Essa plataforma disponibiliza uma interface intuitiva para organizar texto, imagens, vídeos e outros elementos, simplificando o processo de publicação e atualização de conteúdo na internet.

Com um site para imobiliária em WordPress, sua empresa tem total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet. Ou seja, não é necessária a assistência de outras empresas especializadas para manutenção de rotina.

O WordPress teve sua primeira versão pública disponibilizada em 2003, recebendo uma série de acréscimos nos anos seguintes. 

Desenvolvido usando linguagem de programação PHP e banco de dados MySQL, ele é compatível com a maioria dos provedores de hospedagem disponíveis no mercado, tornando-o um dos mais populares CMS disponíveis. 

Por isso, reunimos nesta publicação tudo o que você precisa sobre os melhores plugins para sites em WordPress e qual a hospedagem utilizar no seu site.

Assuntos que você irá encontrar: 

Como colocar o seu site imobiliário no ar?

O primeiro passo é escolher a plataforma que você pretende utilizar. 

Neste post, falaremos da opção através do WordPress, devido à sua gama de possibilidades de personalização.

📣
Porém, existem plataformas de CRM, como a Jetimob, que já integram em seu sistema um site imobiliário completo e pronto para ser usado. Essa é uma ótima opção para quem busca por mais praticidade na sua rotina imobiliária.

Mas voltando, para aqueles que buscam a criação do seu site imobiliário em WordPress, antes de iniciar a construção do seu site, há alguns aspectos que você precisa ficar atento(a):

Hospedagem de site

Você não pode desenvolver um site para imobiliária sem contar com um serviço de hospedagem.

A hospedagem de site é o serviço que disponibiliza um espaço nos seus servidores para que o seu site possa ser exibido e acessado pelos usuários.

Em outras palavras, essas empresas fornecem espaços virtuais para que indivíduos ou empresas possam hospedar seus sites, assegurando que eles permaneçam online durante o tempo de vigência do contrato. 

Registre o domínio

O próximo passo é registrar o seu nome de domínio. Um domínio é o endereço do seu site na internet. 

Dessa forma, é recomendável que o nome escolhido esteja alinhado com o seu nicho do mercado imobiliário.

Portanto, se você já possui uma imobiliária, é aconselhável usar o nome da sua empresa como domínio, utilizando caracteres sem acento, números ou símbolos.

Escolha um tema

O WordPress oferece diversas opções de temas para você utilizar no seu site imobiliário.

Alguns dos temas do WordPress são totalmente gratuitos, enquanto outros disponibilizam um plano pago que inclui acesso a recursos extras para o desenvolvimento do seu site.

Escolha os plugins

Existem diversos plugins do WordPress que podem auxiliar no sucesso do seu site imobiliário e no destaque frente à concorrência.

Um plugin é uma ferramenta estratégica que incorpora funcionalidades e recursos personalizados ao seu site.

Por que utilizar plugins no seu site imobiliário?

Plugins são essenciais para ampliar as capacidades de um site, oferecendo funcionalidades adicionais que não estão disponíveis no núcleo da plataforma de gerenciamento de conteúdo (CMS). 

Eles permitem a integração de recursos específicos, como formulários de contato, galerias de imagens e ferramentas de otimização de mecanismos de busca (SEO).

Isso possibilita a personalização do site de acordo com as necessidades específicas do negócio ou do projeto, sem a necessidade de conhecimento avançado em programação.

Além disso, os plugins facilitam a manutenção e atualização do site, pois podem ser facilmente instalados, atualizados ou removidos conforme necessário. 

Eles também contribuem para a segurança do site, oferecendo atualizações regulares que corrigem vulnerabilidades e protegem contra ataques cibernéticos. 

Utilizar plugins é uma maneira eficiente de otimizar o desempenho do site, melhorar a experiência do usuário e garantir que o site permaneça funcional e relevante no ambiente digital dinâmico.

20 melhores plugins para WordPress

Vamos citar aqui 10 (dez) plugins e mencionar as funcionalidades de cada um. Portanto, falaremos mais sobre suas características.

1. UpdraftPlus

Imagem da marca do pluging UpdraftPlus.

Considerado um dos mais populares e poderosos plugins de backup disponíveis, o UpdraftPlus fornece backups que são agendados e automatizados logo após a instalação.

Possui uma variedade de opções de armazenamento diferentes, como e-mail, Google Drive, e Dropbox. Ele também faz Backup e restauração.

2. Clearfy

Imagem da marca do pluging Clearfy.

O Clearfy melhora as otimizações e o desempenho. Ele é uma ferramenta multiuso e com ele você pode realizar combinações com outros plugins, o que auxilia na segurança do seu site.

Com ele, você pode ter mais de cinquenta funções que são úteis na otimização do seu site WordPress.

3. Flamingo + Contact 7 Forms

Imagem da marca do pluging Flamingo.

O Flamingo é um plugin de armazenamento de mensagens. 

Originalmente foi criado para o Contact 7 Forms, que não armazena as mensagens enviadas. Assim, ambos arquivam os dados de submissão coletados por meio de formulários de contato.

O Contact 7 Forms possui um construtor visual, já o Flamingo adiciona a capacidade de salvar as mensagens no banco de dados do site. 

Juntos, permitem adicionar uma ou mais formas customizadas para seu site WordPress.

4. Wordfence

Imagem da marca do pluging Wordfence.

O Wordfence auxilia na segurança e também atua como antivírus. 

Ele inclui um updating contínuo no feed de defesa de ameaças, protegendo seu site de acordo com as novas regras da Web Application Firewall (WAF). 

Também inclui assinaturas de malware e muito mais.

Além disso, o Wordfence tem recursos que lhe auxiliam na identificação e na categorização de endereços de IP em blacklist e whitelist. 

Ele também bloqueia usuários e países e, no plano premium, ele implementa autenticação de dois fatores para todos os usuários. 

criação-de-blog-imobiliário

 5. Jetpack

Imagem da marca do pluging Jetpack.

O Jetpack é um plugin com o qual você consegue resolver e adicionar diversas ações dentro do seu blog. 

Podemos dizer que esse plugin é um dos oficiais do WordPress.

Com ele você terá formulários de contato, sistemas de artigos relacionados (o “leia mais sobre esse assunto”) e também melhora o sistema de comentários do seu blog.

Além do mais, melhora a comunicação com seu cliente e você consegue conectar com outras redes sociais. 

Com o Jetpack, o usuário tem controle sobre as estatísticas de visitas do blog, as visualizações de página, mostrando quais as mais visitadas. 

Inclusive, é possível ter um layout adaptado para aparelhos mobile.

6. Yoast SEO

Imagem da marca do pluging Yoast SEO.

É impossível desenvolver um site sem pensar em SEO.

Por essa razão, também é impossível deixar o Yoast SEO de fora dessa lista, já que ele é um dos plugins mais importantes e utilizados em toda a esfera da Web.

O Yoast é uma ferramenta focada na otimização das páginas do seu website. 

Ele indica pontos de melhoria em páginas, textos, imagens e demais conteúdos do seu site, para que ele esteja cada vez mais de acordo com os principais fatores de ranqueamento dos mecanismos de busca.

ebook SEO para melhorar seu posicionamento no google

 7. WhatsApp Chat

Imagem da marca do pluging WhatsApp Chat.

O WhatsApp Chat, permite aos seus clientes abrir uma conversa do seu site diretamente para o seu número de telefone WhatsApp. 

Este plugin inclui um botão onde você pode incluir uma mensagem pré-preenchida que será incluída automaticamente na conversa.

8. JivoChat

Imagem da marca do pluging JivoChat.

O JivoChat é uma solução omnichannel de atendimento ao cliente. 

Ele pode ser integrado ao seu CRM imobiliário, oferecendo callback, convites proativos e demais recursos projetados para ajudá-lo a conquistar visitantes e transformá-los em clientes.

9. W3 Total Cache

Imagem da marca do pluging W3 Total Cache.

O W3 Total Cache vem com a proposta de auxiliar na questão do tempo de carregamento alto, quando o site demora a carregar e fica lento.

Esse plugin ajuda a reduzir o tempo de carregamento da sua página ao compactar os arquivos CSS e JavaScript. Portanto, ele reduz o acesso ao banco de dados, utiliza o cache dos navegadores e utiliza um serviço CDN.

10. WordPress Popular Posts

Imagem da marca do pluging WordPress Popular Posts.

Uma das ferramentas que mais faz falta no WordPress, e que auxilia muito em sites imobiliários, é um sistema de ranking de artigos, baseado no número de visitas de cada post. 

Mas a função dos plugins é esta, suprir as faltas.

Por isso, o WordPress Popular Posts funciona expondo a contagem do número de acessos que cada artigo possui e também exibe uma quantidade configurável dos artigos mais visitados.

A ferramenta deste plugin pode exibir uma miniatura da foto destaque do artigo, o número de visitas, autor, categoria pertencente e outras informações interessantes sobre o artigo. 

Com ele você pode configurar para exibir os artigos mais populares do dia, semana ou desde o início da contagem.

11. IMPress Listings

Imagem da marca do pluging IMPress Listings.

O IMPress Listings é um plugin que oferece um sistema de gerenciamento de anúncios. 

Ele permite a integração com os Serviços de Listagem Múltipla (MLS) e oferece etiquetas de status para cada anúncio, incluindo informações como mapa, endereço, país e preço.

Este plugin também vem com recursos relacionados a inserção automática de mapas. 

Basta adicionar as coordenadas do imóvel, e o sistema exibirá automaticamente o mapa correspondente, agilizando o processo de inserção de dados dos imóveis e diminuindo o tempo de carregamento do site.

12. Visual Composer

Imagem da marca do pluging Visual Composer.

Se você deseja criar e personalizar um site no WordPress, o Visual Composer é uma ótima opção. 

Esse plugin facilita o processo de desenvolvimento do site, tornando-o uma ferramenta valiosa para usuários com pouca experiência técnica.

No entanto, com o Visual Composer, você pode ver as alterações em tempo real à medida que edita a página, proporcionando uma experiência de construção de site mais eficiente e interativa.

13. WP Casa

Imagem da marca do pluging WP Casa.

O WPCasa é um plugin que facilita a criação de sites.

Ele fornece um framework gratuito e personalizável, permitindo que você altere a aparência do site de acordo com sua criatividade.

Este plugin oferece ainda uma coleção de temas premium, como WPCasa London, WPCasa Sylt e WPCasa Elviria, especialmente desenvolvidos para o segmento imobiliário. 

Além disso, o pacote premium contempla atualizações e suporte especializado pelo período de um ano.

14. WooCommerce

Imagem da marca do pluging WooCommerce.

WooCommerce é um dos plugins mais populares para WordPress e é recomendado para quem deseja criar uma loja virtual. 

Esse plugin facilita a venda de uma ampla gama de produtos físicos e digitais para consumidores em todo o mundo, incluindo uma extensa biblioteca com diversas faixas de preço. 

Além disso, existe uma variedade de opções de plugins WooCommerce disponíveis para a sua escolha e oferece uma estrutura amigável para desenvolvedores.

15. MemberPress

Imagem da marca do pluging MemberPress.

O MemberPress é um dos melhores plugins premium do WordPress para sites de assinatura, pois é fácil de configurar e conta com um suporte profissional.

O MemberPress oferece uma série de recursos robustos, incluindo cupons que permite criar promoções personalizadas, envio de emails automáticos para membros sobre eventos importantes, como expiração de assinaturas, e integração com o Easy Affiliate para criar um programa de afiliados e aumentar suas receitas.

Além disso, os membros podem alterar, pausar ou cancelar suas assinaturas a qualquer momento e acompanhar o desempenho do site.

16. Smash Balloon

Imagem da marca do pluging Smash Balloon.

O Smash Balloon é indicado para quem deseja integrar o conteúdo das redes sociais ao seu site WordPress. 

Esse plugin ajuda a aumentar o engajamento com os visitantes do site, ao permitir que eles vejam as interações e atividades recentes nas plataformas de mídia social diretamente no seu site.

Portanto, ele é composto por cinco plugins específicos de redes sociais: Social Post Feed, Social Photo Feed, Custom Twitter Feeds, Feeds for YouTube e Social Wall.

 17. Estatik

Imagem da marca do pluging Estatik.

O Estatik oferece uma funcionalidade responsiva, conseguindo suportar uma variedade de recursos populares no WordPress, como widgets de apresentação de slides, galerias de fotos e integração automática com o Google Maps.

Desse modo, esse plugin oferece um recurso chamado "Fields Builder", que permite criar campos personalizados com agilidade e ilimitado.

18. LiteSpeed Cache

Imagem da marca do pluging LiteSpeed Cache.

A velocidade do seu site desempenha um papel muito importante na geração de tráfego e nas taxas de conversão, correto?

Dessa forma, para melhorar a velocidade do seu site, uma das melhores abordagens é a utilização desse plugin que cria uma versão estática das suas páginas, reduzindo o tempo de carregamento.

Para quem procura uma solução gratuita, o LiteSpeed Cache é uma escolha sólida. 

Pois oferece cache privado, que copia páginas relevantes apenas para o usuário que as solicita, ideal para sites de grande porte ou lojas virtuais que buscam um carregamento rápido.

Ademais, esse plugin auxilia na otimização do banco de dados para acelerar solicitações ao eliminar elementos desnecessários da base de dados do WordPress.

19. Essential Real Estate

Imagem da marca do pluging Essentil Real Estate.

Com uma ampla variedade de templates e recursos, o Essential Real Estate suporta pagamentos globais como Paypal, Wire Transfer e Stripe, facilitando a expansão do seu negócio. 

Este plugin também oferece múltiplas opções de listagem, login social, geolocalização automática e gestão de faturas, além de suportar visitas virtuais em 360º.

Além de ser gratuito, permite o uso de todos os seus recursos sem a necessidade de pagar por taxas adicionais. 

20. Akismet

Imagem da marca do pluging Akismet.

Os comentários de spam representam um desafio significativo para a maioria dos sites do WordPress e, para combater esse problema, uma das melhores soluções disponíveis é o plugin Akismet: Proteção contra Spam para WordPress.

O Akismet é capaz de filtrar automaticamente os comentários de spam, direcionando-os para uma fila separada e excluindo os comentários maliciosos em posts ou páginas. 

Outros recursos incluem a exibição de URLs no corpo do comentário para detectar links maliciosos e a capacidade de exibir uma mensagem informando aos visitantes que o Akismet está em uso para processar comentários (auxiliando com questões de transparência e conformidade com leis de privacidade, como a LGPD).

Qual hospedagem de site utilizar?

É necessário contratar uma boa empresa de hospedagem de sites para que você não tenha interrupções de serviço. 

Alguns recursos adicionais podem ser necessários, como o agendamento de tarefas (CronJob – necessário para o plugin da Jetimob, por exemplo).

Também recomendamos utilizar hospedagens que possuam versões mais recentes e também certificados de segurança.

Uma boa opção pode ser contratar um servidor privado virtual (VPS) ou contar com um parceiro que se preocupe em manter seu site sempre disponível, enquanto você mantém o foco em sua imobiliária.

É necessário também entender o quanto é importante utilizar um CMS na sua empresa imobiliária. São facilitadores e auxiliam no desempenho e desenvolvimento de ferramentas para gestão de websites.

Um CMS, ou seja, um sistema de gerenciamento de conteúdos precisa de uma infra-estrutura de hospedagem (servidores). Assim, um CMS demanda manutenções constantes como certificação de sua evolução, atualização e crescimento futuro.

Ainda assim, para implementar novos websites, é necessário conhecer especificamente o CMS sobre a estrutura de navegação, suas informações, sua organização de conteúdos e o reaproveitamento dos recursos existentes.

É um trabalho que implica análise de sistemas e um entendimento técnico que permite a evolução, a qualificação e o futuro dos projetos de internet de sua empresa imobiliária.

Portanto, lembre-se que um CMS tem seu foco na gestão de conteúdo da empresa. Ou seja, somente é possível trabalhar com um CMS em um ambiente que seja bem estruturado, organizado e estável.

E se você busca por mais agilidade na sua rotina e quer mais visibilidade com um site intuitivo, otimizado e que se destaca em meio a concorrência confira todos os detalhes do melhor site para imobiliária.

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.