O futuro do mercado imobiliário


Tempo de Leitura: 7 minutos

Você já parou pra pensar no futuro do mercado imobiliário? O que está por vir? O que vai mudar e o que vai permanecer? Se ainda não parou, pare agora. Na velocidade que as coisas acontecem, tudo pode ser tarde demais.

Você já parou para observar e pensar como as coisas estão mudando? Sim, naturalmente, com o avanço da tecnologia a maneira como usamos e operamos as ferramentas e interagimos com o nosso entorno também muda. Mas agora estamos iniciando uma época que vai muito além de notebooks mais finos, câmeras com mais resolução ou TVs com imagem em HD.

Estamos falando em companhia de táxis e transporte que não possui nenhum veículo, companhia hoteleira sem nenhum imóvel (confira o efeito do AirBnb no mercado imobiliário, por exemplo), estamos falando de programas e robôs virtuais que revertem multas de trânsito e dão aconselhamento legal. Máquinas (realmente) inteligentes, caminhões que dirigem sozinhos, carros que dirigem sozinhos. Páginas no Facebook e suportes de empresas que respondem sozinhos.

Aplicativos para pedir comida, aplicativos para pedir serviço de beleza, para pagar contas, para pedir transporte, comprar ingressos, contratar serviços de conserto, de limpeza. Aplicativo para encontrar alguém que cuide do seu pet enquanto você viaja, aplicativo para encontrar seu “match”, aplicativo para vender coisas usadas. Percebe a centralidade que os smartphones estão tendo nas nossas vidas?

Com esses poucos exemplos, você consegue imaginar como as coisas serão daqui pra frente? Como essas mudanças afetam a sua vida, tanto pessoal quanto profissionalmente? Como será o futuro?

Nessa nova configuração onde a linha entre tecnologia/humano, real/virtual está cada vez mais tênue, uma série de televisão britânica chamada Black Mirror tem sido a pauta de muitos comentários e engajamento nas redes sociais. A série fala exatamente sobre isso, onde cada episódio nos faz refletir sobre possíveis consequências dessas novas relações que temos com a tecnologia.

No primeiro episódio da 3ª temporada o foco é forma como somos avaliados pelas nossas redes sociais, as curtidas que recebemos, o quanto a avaliação das pessoas sobre o que mostramos e evidenciamos em redes sociais acaba por tornar-se a mais importante “moeda de troca”. É a avaliação que as pessoas dão para você que irá determinar os lugares que você poderá entrar, as festas que você será convidado(a), os privilégios ou falta deles que você terá, o imóvel que você conseguirá adquirir.

Uma previsão? Ou apenas uma sátira a nossa frivolidade virtual e a nossa constante necessidade de mostrarmos para as pessoas que estamos bem e somos felizes? Teremos que esperar para ver, mas a avaliação alheia é algo primordial nas nossas vidas, e não é algo novo. A opinião das pessoas sobre uma empresa, produto, serviço ou profissional sempre foi ponto importante para o seu sucesso ou falta dele.

Opinião das pessoas:

Se você possui uma página no Facebook (tenho certeza que você tem, mas, se não tiver ainda, corre que ainda dá tempo!); sabe que quando um cliente avalia seu serviço o coração já para! Se der poucas estrelas você fica desolado(a), preocupado(a) com o que os potenciais clientes vão pensar, os negócios que pode perder. Se a quantidade de estrelas é alta você fica orgulhoso(a), feliz com que os potenciais clientes vão pensar, os negócios que pode vir a fechar.

Confiamos naturalmente na opinião de outras pessoas, acreditamos que elas estão sendo verdadeiras ao avaliar sua experiência com aquela empresa, produto, serviço, enfim. Afinal, é uma pessoa como você que está escrevendo aquilo, avaliando em 1, 2, 3, 4 ou 5 estrelas.  Se fosse a própria empresa se avaliando não levaríamos em conta, certo?

Nos EUA, os(as) corretores(as) são avaliados em sites e plataformas para encontrar imóveis (portais). Os(as) corretores(as) de lá trabalham por áreas e, se você quer comprar um imóvel na área de Nova Iorque utilizando o Zillow, por exemplo, ele listará os(a) corretores(as) da área por ordem de melhor classificação e maior quantidade de avaliações. Ou seja, os(as) corretores(as) 5 estrelas são os primeiros e, portanto, os de maior destaque.

As avaliações são sobre o(a) profissional e o serviço prestado. Não sobre suas fotos e vida nas redes sociais, mas ainda assim, um pouco Black Mirror não é mesmo? Será que as mudanças no futuro do mercado imobiliário seguirão essa linha?

avaliação dos corretores de imóveis dos Estados Unidos. O futuro com base em estrelas
Avaliação dos corretores de imóveis dos Estados Unidos. O futuro com base em estrelas. Fonte: www.zillow.com

CRM Imobiliário?

Ser bem avaliado(a) em portais e outros locais. Onde a maioria das pessoas pesquisa por seus imóveis atualmente é primordial para os(a) profissionais do mercado imobiliário norte-americano. Ser 5 estrelas proporciona mais leads e oportunidades de negócios para eles. Assim como páginas de imobiliárias e corretores(as) aqui no Brasil também fazem a diferença na hora de passar credibilidade para o(a) cliente.

Nesse momento você pode estar se perguntando: mas, afinal, o que tudo isso tem a ver comigo? Já sei que a opinião dos clientes é importante para os meus negócios. Mas não vou ser substituído(a) por um robô ou nada disso!

Talvez sim, talvez não. Mas o fato é que as coisas também vão mudar, o futuro do mercado imobiliário terá outra configuração. A estrutura ou até a própria existência das imobiliárias e a forma como os(as) corretores(as) prestam o seu serviço. E não adianta ficar brabo(a) ou tentar negar que mudanças irão ocorrer, porque elas vão ocorrer de qualquer forma.

Afinal, evoluir juntamente com as tecnologias e sociedade é, e sempre foi, essencial para continuar “ativo(a)”. Pare um pouco e pense nas mudanças que estão por vir, esteja preparado(a) para ser parte da evolução, mude e evolua junto com a mudança que irá acontecer. Esse é um momento crucial para você repensar a forma como está o seu negócio imobiliário. Pelo menos, dentro do possível, você já está usando a tecnologia ao seu favor?

Já possui um CRM Imobiliário? Site com versão mobile? Redes Sociais funcionais? Vídeos 360º? Se já possui, não durma no ponto achando que está com tudo resolvido! As coisas mudam e mudam muito rápido. Continue atualizado(a) e em dia com a tecnologia. Não permita que as mudanças ocorram sem que você esteja nelas.

Novidades que estão por vir

Pensando na forma como os(as) corretores(as) interagem com seus clientes. E as necessidades que as sociedades atuais exigem. O Jetimob está desenvolvendo uma ferramenta que irá eliminar o uso de e-mails. E com ela aumentar a interação, o engajamento e a possibilidade de fechar mais negócios! Logo estaremos lançando no mercado com exclusividade! Mas você não precisa esperar para saber! Nós já estamos pensando no seu futuro e no futuro do mercado imobiliário, e você?

Para saber mais sobre essa e outras ferramentas do Jetimob fale conosco: [email protected] ou acesse: www.jetimob.com


Relacionados