Topo

Por que investir na parceria imobiliária?

A parceria imobiliária está relacionada a grupos de pessoas que pretendem alcançar um objetivo em comum. Mesmo que seja um termo bastante genérico, formar uma parceria demanda bastante paciência e respeito entre ambas as partes no mercado imobiliário. 

Sabemos que existem muitos métodos que auxiliam na melhora das negociações de uma imobiliária. Por exemplo: organizar as atividades, construir bons hábitos e construir um bom relacionamento entre corretor e cliente. 

Contudo, você já pensou em realizar parcerias? Investir em parcerias imobiliárias, é algo que precisa ser ponderado de maneira séria. Visto que, quem nunca optou por esse método deve se sentir inseguro diante de algo novo.

Entretanto, considerar a estratégia de fazer uma parceria imobiliária tem mais vantagens do que você possa imaginar. Confira algumas dicas neste post!

O que é uma parceria imobiliária?

A palavra parceria vem no sentido de reunir/unir um grupo de pessoas com objetivos em comum. A parceria imobiliária tem o intuito de corretores e/ou imobiliárias conseguirem fechar mais negócios.

Como em qualquer parceria é preciso que haja confiança, cumplicidade e lealdade. Portanto, pense bem na utilização dessa estratégia.

Pois, além de formar essa parceria, provavelmente você alcançará bons resultados e iniciará um bom relacionamento de trabalho. 

A parceria pode ocorrer ocasionalmente, quando as imobiliárias se unem apenas para encontrar o imóvel certo para um cliente. E pode acontecer também de maneira duradoura, quando há o compromisso de trabalharem juntos por tempo indeterminado.

Se a negociação com o cliente ocorrer, o valor recebido geralmente é dividido entre corretor e imobiliária ou entre as imobiliárias. 

Quais as vantagens?

Manter uma parceria imobiliária ou até mesmo serem parceiros em um determinado momento, auxilia em muitos aspectos. Trouxemos alguns:

1. Troca de experiências: iniciar uma parceria imobiliária é bastante enriquecedor no sentido de agregar conhecimento, empatia e respeito pelo trabalho do outro. Essa parceria é uma relação que deve gerar confiança e, assim, é possível aprimorar ainda mais os negócios.

2. Multiplicação de imóveis: para os corretores autônomos e até mesmo para imobiliárias de grande marca, a parceria imobiliária auxilia no aumento de imóveis sem ser necessário o processo de captação. Quanto mais parceiros, mais imóveis.

3. Maior visibilidade: é o seu nome ou o nome da sua empresa que está visível. Portanto, você ganha mais visualização e seus imóveis também. Além da sua divulgação, seu parceiro imobiliário também realiza essa divulgação, utilizando seu nome e seus imóveis.

4. Negociação e fidelização de clientes: quanto mais parceiros você tiver, provavelmente mais indicações você terá. Fechar negócios entre parceiros garante pelo menos 50% de uma venda. Melhor do que não vender nada, é aceitar a venda dividida, a troca de experiências e a captação de novos imóveis e clientes.

Como iniciar uma parceria imobiliária

A parceria imobiliária ocorre então com corretores autônomos e/ou profissionais dessa área que se unem por um mesmo motivo e com o mesmo intuito. Os corretores e imobiliárias pretendem fechar negócios, manter e aumentar clientela e aprender com a troca de experiências. 

Uma parceria imobiliária inicia, normalmente, quando um corretor ou imobiliária precisa de auxílio em relação a venda de algum imóvel. Há o processo de venda em aberto, porém, não há uma oferta que seja de interesse do cliente.

O que normalmente ocorre: o corretor ou a imobiliária recorre a outros intermediadores para encontrar algo que atenda às necessidades do cliente. Assim, a negociação é mais rápida e maiores são as chances de tudo se concretizar. 

Mas como reconhecer um parceiro imobiliário? É necessário, primeiro, manter sua rede de contatos. Com ela você deve saber escolher bem com quem fazer contato e com quem iniciar essa parceria. 

Por isso, procure por referências, veja se é possível confiar nessa parceria, estude bem seus concorrentes. Considere a forma de trabalho do seu parceiro, veja se ele faz uso de sistemas para imobiliária parecidos com o seu. Como por exemplo a utilização de um bom CRM imobiliário, o Google Agenda ou um software imobiliário.

Teste por 14 dias o CRMimobiliário jetimob

Além disso, sugerimos que você construa bem a sua marca e a de seu parceiro para que ela seja facilmente identificada e lembrada. De nada adianta criar parceria com quem pensa muito diferente de você.

Portanto cuide a questão das referências, pois as condições e os cenários podem ser diferentes, sem falar na característica de cada negócio.

CRM-imobiliário

Parte burocrática

Como sabemos, com essa estratégia, e assim como em outras, pode acontecer algo considerado como falha de comunicação. Em muitos casos as parcerias imobiliárias são feitas apenas na palavra e aí está o perigo.

Por mais que o seu parceiro seja alguém confiável e amigo de longa data, é imprescindível realizar um contrato. É preciso definir quem será o responsável pela intermediação, por exemplo. Portanto, acordar quem seguirá o contato com o cliente, dando prosseguimento para negociação, ou se ambos participam desse processo.

Nesse contrato fica combinado todos os direitos e deveres de cada parceiro durante o processo. Assim, fica registrado o trabalho de cada um para uma posterior consulta. Esse contrato deve estar obrigatoriamente assinado por ambas as partes.

A parceria imobiliária é uma saída bastante estratégica. De certa forma, ela traz economia em vários momentos e para ambas as partes. Você e seu parceiro economizam em combustível, em anúncios e em tempo. Utilizando boas fotos dos imóveis, com sites imobiliários ou até mesmo parceria em redes sociais

O tempo é o mais precioso e, muitas vezes, o seu parceiro tem mais visibilidade em determinado bairro da cidade. Digamos que seu cliente tenha interesse em imóveis nesse bairro, você passa o contato de seu cliente para seu parceiro. Assim, trabalhando juntos as negociações se flexibilizam e se concluem mais facilmente. 

Mantenha um bom relacionamento

Antes de tudo, não esqueça que para seguir com um parceiro imobiliário, é preciso criar uma boa relação. Por isso, é interessante praticar o gerenciamento de suas emoções. Você já ouviu falar em inteligência emocional e gestão de pessoas?

A Inteligência Emocional (IE), consiste em você desenvolver um autoconhecimento que auxilie no momento de gerenciar as suas emoções e as emoções dos outros.

Ou seja, auxilia na empatia e no relacionamento entre ambos. Já que bem exercida, essa capacidade só trará vantagens para você e para sua empresa.

A Gestão de Pessoas, para o mercado imobiliário, é de extrema importância. Ela compreende a missão, visão e valores da empresa. É uma estratégia fundamental para desenvolver qualquer empresa.

Por fim, além de cuidar o gerenciamento da sua empresa, esteja ciente que o seu parceiro também desenvolve essas e outras estratégias de gerenciamento. Assim, a caminhada dessa parceria seguirá com um propósito justo e acertado entre ambas as partes.

[Total: 1    Média: 5/5]