TED Talks: 6 palestras que tranformarão o corretor de imóveis em um bom líder


Tempo de Leitura: 6 minutos
Olá, corretor! Hoje trouxemos dicas de como lapidar o seu negócio imobiliário através de boas ideias com os TED Talks. Selecionamos algumas palestras que poderão lhe ajudar nessa caminhada através de estratégias inteligentes. Não é só sobre negócios. É sobre criatividade, oratória, abordagem, marketing e mais uma série de fatores que precisam lhe estruturar como um empreendedor de sucesso. Fique atento às dicas desses palestrantes.

Mas antes, o que é o TED Talks?

Os TED Talks são infinitas palestras sobre diversas áreas do conhecimento (no site é possível ver as inúmeras categorias), feitas por nomes relevantes de cada uma delas. A proposta nasce a partir da organização sem fins lucrativos, TED, que realiza três grandes conferências anuais pelo mundo. Além destas, ocorrem eventos locais que são chamados de TEDx. No Brasil, os eventos já receberam inúmeros influenciadores conhecidos, como JoutJout, Márcio Ballas e Nathalia Arcuri. Portanto, basicamente, a proposta do TED (que é uma sigla para “Technology, Entertainment and Design”) é descrita no seu slogan: “ideias que merecem ser espalhadas”. No caso do TED Talks, as palestras possuem um formato de apresentação de, no máximo, 18 minutos. Ou seja, cada palestrante tem até 18 minutos para dar o seu melhor e inspirar pessoas. Grandes nomes já passaram pelo evento, como Bill Gates, Ngozi Okonjo-Iweala, Stephen Hawking, Chimamanda Ngozi e Simon Sinek. Mas não é necessário ser mundialmente reconhecido para falar no TED, basta ter uma ideia inovadora que valha a pena ser compartilhada. A equipe do TED orienta que, antes de decidir participar, se reflita sobre 3 perguntas. Minha ideia é nova? Minha ideia é interessante? Minha ideia é realista? Sabemos bem que empreender não é fácil. Como corretor de imóveis, trabalhando com negócios, você deve saber bem disso. Tampouco é simples ser um bom líder, requer treinamento, estratégia, empatia, sensatez e outras inúmeras habilidades. E foi justamente pensando nisso que decidimos estruturar esse artigo. Todas as palestras que iremos apresentar aqui estão em outro idioma, mas possuem legenda em português. Então, sem desculpas, ok?

1. Como bons líderes fazem você se sentir seguro?

https://www.ted.com/talks/simon_sinek_why_good_leaders_make_you_feel_safe Simon Sinek é um daqueles grandes nomes que citamos. É um antropólogo inglês que deteve seus estudos em tentar compreender o que motiva a mente humana tornando-se, assim, um dos nome mais influentes na área de liderança. Nessa palestra ele fala sobre como ser um bom líder e encorajar a colaboração mútua: você com seu cliente/colaborador e ele(s) com você. Sendo, portanto, quase como criar uma fidelização.

2. Como grandes líderes inspiram à ação.

https://www.ted.com/talks/simon_sinek_how_great_leaders_inspire_action Nessa outra palestra de Simon Sinek é abordado o famoso “golden circle”, ou círculo dourado. Muitas empresas o usam como metodologia para traçar sentido e metas para seu negócio. É assim, portanto, que grandes líderes conseguem inspirar seus apoiadores e progredir com suas empresas. Essa conversa é muito interessante pois, através de grandes marcas, Simon Sinek prova que todas possuem algo em comum: elas inspiram pessoas. Por que, através dos anos, a Apple continua sendo uma das marcas pioneiras de vendas? Entenda com essa palestra incrível e esclarecedora.

3. Como facilitar o processo de escolha?

https://www.ted.com/talks/sheena_iyengar_choosing_what_to_choose#t-316915 Sheena Iyengar é uma psicóloga e economista canadense que, aos 13 anos perdeu totalmente a visão e passou a depender da descrição que os outros lhe ofereciam. Nas suas falas, ela traz bastante o impacto que isso teve nas suas escolhas e, portanto, como precisou aprender a tomá-las de modo positivo. Tomamos decisões a cada minuto e são elas que projetam nosso futuro. No mundo dos negócios, ao se definir metas, tomar decisões rápidas, estratégicas e precisas torna-se imprescindível para o bom (ou mau) andamento do empreendimento. Então, corretor, fique atento! Aprenda a tomar boas decisões, que sejam realmente eficazes, mantendo sempre uma mente aberta e flexível.

4. Como criar um movimento

https://www.ted.com/talks/derek_sivers_how_to_start_a_movement#t-157759 Essa palestra é bem curta! Em apenas 3 min, o empreendedor Derek Sivers apresenta um vídeo incrível sobre criar movimentos. E afinal, o que você, corretor, pode tirar disso? Tenha a coragem de se posicionar de verdade no mercado! Alie isso a outras características positivas de um perfil empreendedor e atraia não só clientes, mas seguidores. Estes serão a peça chave para a estruturação da sua reputação, que irá lhe consolidar no mercado imobiliário.

5. 4 lições em criatividade

https://www.ted.com/talks/julie_burstein_4_lessons_in_creativity Julie Burstein é uma escritora e produtora de rádio que aborda, como assunto principal em suas palestras, histórias sobre criatividade. Ela fala que a criatividade nasce dos desafios, experiências, limitações e perdas e, a partir daí, o que conta é a leitura que fazemos do mundo. “Todas as pessoas lutam com suas experiências e desafios, limites e perdas, mas a criatividade é essencial para todos, seja você um cientista, professor, artista, pai, mãe ou empresário” — Julie Burstein.

6. Como construir (e reconstruir) confiança

https://www.ted.com/talks/frances_frei_how_to_build_and_rebuild_trust#t-44990 Nesse TED Talks, Frances Frei, professora em Harvard, fala sobre ter confiança nas pessoas e como isso pode ser valioso para o progresso de algo. Para desenrolar a mensagem, ela conta uma história pessoal a respeito de uma situação recente. A confiança é a base de todas as relações e, portanto, no trabalho não seria diferente. Ter uma equipe competente e bem treinada para executar o que lhes é proposto não abre espaço para a não-confiança. Tenha em mente que erros acontecem e que, nesses casos, é importante que você esteja disposto a orientar e não condenar seu colaborador. E aí, curtiu? Lá no site do TED você pode encontrar várias outras apresentações que possam te interessar. Afinal, adquirir conhecimento sempre é válido para aprimorar seu negócio imobiliário e, da mesma forma, lhe agregar cada vez mais bagagem, corretor. Já deu uma olhada no nosso blog? Aqui estamos sempre produzindo conteúdo relevante para corretores e gestores de imóveis.

Relacionados