Seja destaque no mercado de locação

Locação: ato ou efeito de locar. Quando uma das partes cede à outra o uso de bem móvel ou imóvel. Compromisso de fornecer serviços por prazo certo ou indeterminado. Portanto, saber administrar e gerenciar o processo de uma locação é fundamental para que sua marca ganhe destaque no mercado imobiliário.

Com isso, para findar mais negociações em aluguéis, você precisa se destacar no mercado imobiliário. Sabemos que a concorrência é extensa e, dependendo da sua região, o processo de ‘ganhar destaque’ seja mais difícil.

Contudo, existem algumas formas que auxiliam no ritmo de suas negociações e melhoram o fluxo da sua clientela. São alguns passos que contribuem na locação de mais imóveis.

Assim, trouxemos algumas dicas que vão auxiliar você no reforço da sua marca, no progresso e na captura de mais clientes, conseguindo assim, maior visibilidade e mais negociações em locação de imóveis.

Conquiste seus clientes

Primeiro é necessário que você entenda e esteja ciente de quem você quer como cliente. Qual o tipo de clientela que você quer trabalhar? Existe a necessidade na procura por imóveis que atendam pessoas portadoras de deficiência? 

São questionamentos que auxiliam até mesmo no tempo de atendimento ao cliente e procura por um imóvel. Pois, além de estar por dentro do que o seu cliente pesquisa, você não perde tempo captando imóveis que vão ficar parados no seu registro.

Com isso, e antes de tudo, organize-se e compreenda para quem você pretende locar. Não são todas as faixas etárias que alugam uma casa ou apartamento amplo, por exemplo.

Por isso, é necessário estudar bem o que seus clientes estão procurando. Faça um diagnóstico para compreender qual imóvel está em alta na procura por aluguéis.

Transparência, compreensão e ‘feeling’

Seja transparente com seu cliente. Ouça o que ele tem a dizer. Você que já está acostumado a trabalhar com isso e tem conhecimento de algumas situações pode auxiliá-lo melhor.

O que ele realmente precisa? Estar próximo do local de trabalho tem mais prioridade? A facilidade de locomoção é um pré-requisito para a escolha?

Lembre-se, as formas de negociar um imóvel para alugar não são as mesmas de quando você negocia uma venda. Portanto, compreenda a situação financeira do seu cliente e tente trabalhar o seu “feeling”.

Feeling é um termo em inglês que significa a representação de um sentimento anterior que descreve uma sensação futura. É algo que pressentimos e está associado aos conhecimentos e as experiências.

Digamos que o cliente não encontra o imóvel ideal para locação, mesmo que você já tenha oferecido vários imóveis que possuam as características procuradas. É nesse momento que seu feeling auxilia.

O seu cliente não queria mais um quarto. Na verdade, ele queria um home-office. Utilizando sua experiência, você passa a oferecer imóveis com um cômodo para escritório e não com um cômodo para outro quarto. Ótimo! Contudo, entenda que seu feeling sempre deve ser o último elemento influenciador na decisão. Por isso, é necessário saber usá-lo.

Mantenha um ritmo constante no contato com o cliente

Muitas vezes a perda de clientes consiste justamente na não atenção que eles recebem. Corretores e imobiliárias preocupados em vender e locar, esquecem que manter o contato é fundamental.

Criar um relacionamento de confiança entre corretor/imobiliária e cliente pode com certeza influenciar na decisão final da negociação. 

Não estamos sugerindo que você vire um incômodo querendo contatar seus clientes a todo instante. Até porque ele tem total liberdade de pesquisar e procurar por outros colaboradores.

Contudo, é importante demonstrar interesse no problema do seu cliente. Por isso, sugerimos que você invista em boas gestões de relacionamento. Isso envolve desde a captação à fidelização dos negócios.

Saber gerir envolve muita disciplina e comprometimento, com a sua clientela e com os seus corretores. Não perder de vista o contato com o seu cliente é uma tarefa muito importante. Às vezes, ocorre de o cliente estar em contato com várias imobiliárias.

O diferencial está na atenção que você dá a ele e no empenho que você possui em ajudar o seu cliente a encontrar o que procura. Não pense em somente negociar, lembre que quanto mais empatia e mais consideração, maior a probabilidade de negócio fechado. 

Seja criativo

Utilize a tecnologia a seu favor. Faça uso de redes sociais e invista nessa estratégia para ganhar visibilidade no mercado imobiliário de locação, reforçando sua marca.

CRM-imobiliário

Busque por boas avaliações sempre. Utilize formas diferentes de captação de imóveis e clientes. Trabalhando com um bom CRM imobiliário, que cuide do cadastro dos seus clientes, você conquistará mais público e maior serão suas chances de destaque.

O que fazer para locar mais imóveis?

Apresentamos algumas dicas que auxiliam você no destaque em locação com seus clientes. Porém, é importante saber o que realmente fazer para locar mais imóveis. Então, trouxemos também dicas mais práticas:

  1. Dê atenção aos detalhes: apresente o imóvel detalhadamente, com boas fotos e boa descrição.
  2. Anuncie em várias plataformas: anúncios na internet, utilizando redes sociais como por exemplo, o Facebook e Instagram
  3. Faça testes: cada imobiliária tem seu funcionamento, por isso é importante realizar testes. Você conhece sua imobiliária e deve testar o que melhor funciona para suas negociações. 
  4. Divulgação dos imóveis: além de boas fotos e anúncios na internet, veja se vale a pena investir nas placas imobiliárias.
  5. Conheça as leis: estude e esteja por dentro das leis que envolvem a locação. Nesta dica em específico, lembremos também do proprietário do imóvel. Assim como é importante você atentar ao cliente, no caso os inquilinos (saiba mais sobre a lei do inquilinato), não esqueça que o proprietário também é seu cliente.

Portanto, é imprescindível que você entenda que o proprietário deve confiar no seu trabalho. A falta de segurança e transparência com imobiliárias é o principal motivo de muitos proprietários darem início a locação por conta própria.

Além da extensa documentação exigida pela imobiliária aos proprietários, existem casos em que o repasse do pagamento do aluguel, do condomínio e do IPTU não são realizados. A imobiliária perde duas vezes, com o proprietário e com o inquilino.

O trabalho que envolve a locação de um imóvel só funciona quando há um bom relacionamento entre os três interessados: imobiliária, proprietário e inquilino. Uma relação que envolve lealdade, compromisso e algumas exigências por parte de cada um.

Destaque-se na sua e nas demais regiões

Perceba o que os seus concorrentes estão fazendo. Seja criativo e invista melhor na visibilidade da sua marca. Além de manter uma boa relação entre os colaboradores dentro da imobiliária, foque no bom atendimento externo também.

Importante saber a melhor temporada para locações, essa estratégia é fundamental. Perceba que aqui em Santa Maria (RS), por exemplo, por ser reconhecida como a “cidade universitária” existem diversos jovens estudantes que de semestre em semestre pesquisam e procuram por imóveis para alugar.

Por esse motivo consideramos essa dica como uma ótima estratégia. O mesmo ocorre para cidades praianas, mesmo em baixa temporada. Existem muitas pessoas que pesquisam casas e apartamentos para alugar durante a baixa temporada, quando os valores normalmente são reduzidos. 

Por isso a importância em não mostrar ao futuro inquilino um imóvel sujo, com odor insatisfatório. Não deixe que a visita ocorra sem a sua presença. É durante a visita que o interessado fará questionamentos e é aí que você poderá mostrar o lado positivo daquele determinado imóvel.

Além do mais, o interesse em solucionar o problema do seu cliente – tanto inquilino quanto proprietário – é o que melhora seu destaque no mercado imobiliário de locação. 

You've successfully subscribed to Jetimob Blog
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.