Seja destaque no mercado de locação


Tempo de Leitura: 7 minutos
Locação: ato ou efeito de locar. Quando uma das partes cede à outra o uso de bem móvel ou imóvel. Compromisso de fornecer serviços por prazo certo ou indeterminado. Portanto, saber administrar e gerenciar o processo de uma locação é fundamental para que sua marca ganhe destaque no mercado imobiliário. Com isso, para findar mais negociações em aluguéis, você precisa se destacar no mercado imobiliário. Sabemos que a concorrência é extensa e, dependendo da sua região, o processo de ‘ganhar destaque’ seja mais difícil. Contudo, existem algumas formas que auxiliam no ritmo de suas negociações e melhoram o fluxo da sua clientela. São alguns passos que contribuem na locação de mais imóveis. Assim, trouxemos algumas dicas que vão auxiliar você no reforço da sua marca, no progresso e na captura de mais clientes, conseguindo assim, maior visibilidade e mais negociações em locação de imóveis.

Conquiste seus clientes

Primeiro é necessário que você entenda e esteja ciente de quem você quer como cliente. Qual o tipo de clientela que você quer trabalhar? Existe a necessidade na procura por imóveis que atendam pessoas portadoras de deficiência?  São questionamentos que auxiliam até mesmo no tempo de atendimento ao cliente e procura por um imóvel. Pois, além de estar por dentro do que o seu cliente pesquisa, você não perde tempo captando imóveis que vão ficar parados no seu registro. Com isso, e antes de tudo, organize-se e compreenda para quem você pretende locar. Não são todas as faixas etárias que alugam uma casa ou apartamento amplo, por exemplo. Por isso, é necessário estudar bem o que seus clientes estão procurando. Faça um diagnóstico para compreender qual imóvel está em alta na procura por aluguéis.

Transparência, compreensão e ‘feeling’

Seja transparente com seu cliente. Ouça o que ele tem a dizer. Você que já está acostumado a trabalhar com isso e tem conhecimento de algumas situações pode auxiliá-lo melhor. O que ele realmente precisa? Estar próximo do local de trabalho tem mais prioridade? A facilidade de locomoção é um pré-requisito para a escolha? Lembre-se, as formas de negociar um imóvel para alugar não são as mesmas de quando você negocia uma venda. Portanto, compreenda a situação financeira do seu cliente e tente trabalhar o seu “feeling”. Feeling é um termo em inglês que significa a representação de um sentimento anterior que descreve uma sensação futura. É algo que pressentimos e está associado aos conhecimentos e as experiências. Digamos que o cliente não encontra o imóvel ideal para locação, mesmo que você já tenha oferecido vários imóveis que possuam as características procuradas. É nesse momento que seu feeling auxilia. O seu cliente não queria mais um quarto. Na verdade, ele queria um home-office. Utilizando sua experiência, você passa a oferecer imóveis com um cômodo para escritório e não com um cômodo para outro quarto. Ótimo! Contudo, entenda que seu feeling sempre deve ser o último elemento influenciador na decisão. Por isso, é necessário saber usá-lo.

Mantenha um ritmo constante no contato com o cliente

Muitas vezes a perda de clientes consiste justamente na não atenção que eles recebem. Corretores e imobiliárias preocupados em vender e locar, esquecem que manter o contato é fundamental. Criar um relacionamento de confiança entre corretor/imobiliária e cliente pode com certeza influenciar na decisão final da negociação.  Não estamos sugerindo que você vire um incômodo querendo contatar seus clientes a todo instante. Até porque ele tem total liberdade de pesquisar e procurar por outros colaboradores. Contudo, é importante demonstrar interesse no problema do seu cliente. Por isso, sugerimos que você invista em boas gestões de relacionamento. Isso envolve desde a captação à fidelização dos negócios. Saber gerir envolve muita disciplina e comprometimento, com a sua clientela e com os seus corretores. Não perder de vista o contato com o seu cliente é uma tarefa muito importante. Às vezes, ocorre de o cliente estar em contato com várias imobiliárias. O diferencial está na atenção que você dá a ele e no empenho que você possui em ajudar o seu cliente a encontrar o que procura. Não pense em somente negociar, lembre que quanto mais empatia e mais consideração, maior a probabilidade de negócio fechado. 

Seja criativo

Utilize a tecnologia a seu favor. Faça uso de redes sociais e invista nessa estratégia para ganhar visibilidade no mercado imobiliário de locação, reforçando sua marca. CRM-imobiliário Busque por boas avaliações sempre. Utilize formas diferentes de captação de imóveis e clientes. Trabalhando com um bom CRM imobiliário, que cuide do cadastro dos seus clientes, você conquistará mais público e maior serão suas chances de destaque.

O que fazer para locar mais imóveis?

Apresentamos algumas dicas que auxiliam você no destaque em locação com seus clientes. Porém, é importante saber o que realmente fazer para locar mais imóveis. Então, trouxemos também dicas mais práticas:
  1. Dê atenção aos detalhes: apresente o imóvel detalhadamente, com boas fotos e boa descrição.
  2. Anuncie em várias plataformas: anúncios na internet, utilizando redes sociais como por exemplo, o Facebook e Instagram
  3. Faça testes: cada imobiliária tem seu funcionamento, por isso é importante realizar testes. Você conhece sua imobiliária e deve testar o que melhor funciona para suas negociações. 
  4. Divulgação dos imóveis: além de boas fotos e anúncios na internet, veja se vale a pena investir nas placas imobiliárias.
  5. Conheça as leis: estude e esteja por dentro das leis que envolvem a locação. Nesta dica em específico, lembremos também do proprietário do imóvel. Assim como é importante você atentar ao cliente, no caso os inquilinos (saiba mais sobre a lei do inquilinato), não esqueça que o proprietário também é seu cliente.
Portanto, é imprescindível que você entenda que o proprietário deve confiar no seu trabalho. A falta de segurança e transparência com imobiliárias é o principal motivo de muitos proprietários darem início a locação por conta própria. Além da extensa documentação exigida pela imobiliária aos proprietários, existem casos em que o repasse do pagamento do aluguel, do condomínio e do IPTU não são realizados. A imobiliária perde duas vezes, com o proprietário e com o inquilino. O trabalho que envolve a locação de um imóvel só funciona quando há um bom relacionamento entre os três interessados: imobiliária, proprietário e inquilino. Uma relação que envolve lealdade, compromisso e algumas exigências por parte de cada um.

Destaque-se na sua e nas demais regiões

Perceba o que os seus concorrentes estão fazendo. Seja criativo e invista melhor na visibilidade da sua marca. Além de manter uma boa relação entre os colaboradores dentro da imobiliária, foque no bom atendimento externo também. Importante saber a melhor temporada para locações, essa estratégia é fundamental. Perceba que aqui em Santa Maria (RS), por exemplo, por ser reconhecida como a "cidade universitária" existem diversos jovens estudantes que de semestre em semestre pesquisam e procuram por imóveis para alugar. Por esse motivo consideramos essa dica como uma ótima estratégia. O mesmo ocorre para cidades praianas, mesmo em baixa temporada. Existem muitas pessoas que pesquisam casas e apartamentos para alugar durante a baixa temporada, quando os valores normalmente são reduzidos.  Por isso a importância em não mostrar ao futuro inquilino um imóvel sujo, com odor insatisfatório. Não deixe que a visita ocorra sem a sua presença. É durante a visita que o interessado fará questionamentos e é aí que você poderá mostrar o lado positivo daquele determinado imóvel. Além do mais, o interesse em solucionar o problema do seu cliente - tanto inquilino quanto proprietário - é o que melhora seu destaque no mercado imobiliário de locação. 

Relacionados